Shairart/dst acolhe primeira exposição internacional de Rafa López

A galeria shairart, em Braga, tem patente até 6 de janeiro, a primeira exposição internacional de Rafa López. O artista plástico espanhol expõe “Nocturnos de la Ventana”, em alusão ao poema homónimo de Federico Garcia Lorca. Comissariada por Helena Mendes Pereira, curadora da shairart/dst, a mostra “reporta à cultura hispânica na sua dimensão ampla e de território mundo”.

A literatura espanhola é a sua “inspiração maior”. Helena Mendes Pereira acredita até que se estende para além daquele poema de Lorca. “A dimensão mágica e utópica de Nocturnos de la Ventana de Lorca, poema escrito no período de residência de estudantes, em 1923, com os companheiros Salvador Dali (1904-1989) e Luis Buñuel (1900-1983), é um reflexo revivalista no qual, ainda que inconscientemente, Ráfa Lopez parece respirar”.

A curadora defende, ainda assim, que as “cores lúcidas e enérgicas de Rafa López, às quais junta um sistema de códigos, de sobreposição e justaposição de conteúdo e narração de uma ideia ou de um conjunto imagético de pensamentos surrealistas” mantêm viva a presença constante de outra indiscutível referência da literatura hispânica, Dom Quixote, “eterno cavaleiro andante da peródia na parábola do homem que vive a fábula da sua imaginação”.

Com “Nocturnos de la Ventana”, a galeria shairart dst acolhe dezenas de pinturas de Rafa López, que se distinguem pela paleta viva de cores, de composição complexa e simbólica.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x