Seguir o O MINHO

Região

Semana pode ser sem chuva após inundações em Braga

Previsão do tempo

em

Inundações em Braga este sábado. Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Um dia depois de se terem registado inundações no Norte do País, particularmente nos distritos de Braga e Porto, a chuva pode cair este domingo e durante a semana, mas com menor intensidade, segundo dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, preveem-se “aguaceiros, em especial no litoral” que não se comparam com a chuva forte e trovoada que se fizeram sentir este sábado.

Todos os concelhos do distrito de Braga, com excepção de Celorico de Basto e Terras de Bouro, têm menos de 50% de probabilidade de chuva durante a semana.

No Alto Minho, a chuva deve permanecer pelo menos este domingo em quase todos os concelhos, mas durante a semana, a probabilidade cai.

A temperatura em Braga vai oscilar entre os 5 graus e os 22 graus esta semana, e entre os 7 graus e os 20 graus em Viana do Castelo.

Anúncio

Braga

Mulher morre soterrada em Vieira do Minho

Em Cantelães

em

Foto: Eduardo Ferreira / Rio Longo e Notícias

Uma mulher de 71 anos perdeu a vida na sequência de uma derrocada de terra, esta quarta-feira, no quintal onde trabalhava, em Vieira do Minho.

Foto: Eduardo Ferreira / Rio Longo e Notícias

O acidente ocorreu no lugar de Cabine, freguesia de Cantelães, mobilizando os Bombeiros de Vieira do Minho, VMER de Braga e GNR.

(em atualização)

Continuar a ler

Ave

Autarca de Famalicão deu sangue: “Não custa nada, dá vida e sentimo-nos realizados”

Dádiva de sangue

em

Foto: DR / Arquivo

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, fez hoje uma doação de sangue ao Centro Hospitalar do Médio Ave de Famalicão para ajudar na reposição das reservas de sangue daquela unidade hospitalar e também para sensibilizar com o seu exemplo os cidadãos para a dádiva de sangue, foi hoe anunciado.

“Não me custou absolutamente nada, fui muito bem recebido, com profissionais muitos competentes e afáveis e no final senti-me muito realizado” referiu o presidente de Câmara, em comunicado, demonstrando que “esta altura não é impeditiva para as dádivas de sangue”.

“Um gesto muito importante para as pessoas regressarem com confiança ao hospital, para darem sangue, cujas reservas baixaram neste período, mas também para aquilo que for necessário”, disso o presidente da Administração do Hospital, António Barbosa, garantindo que o hospital “dá todas as garantias de segurança aos seus utentes, pessoal médico e voluntários”.

“O dador quando dá sangue é para ajudar ou salvar a vida a alguém. A sua saúde nunca pode ser colocada em causa e por isso a nossa primeira preocupação é com ele e só depois com os outros”, referiu Manuel Vilarinho, presidente da Associação de Dadores de Sangue, garantindo também por sua vez que as campanhas de doação que organizam são executadas “com todas as condições de segurança”.

Paulo Cunha aproveitou a oportunidade para um agradecimento público à Associação de Dadores de Sangue e ao próprio CHMA no trabalho que têm vindo a desenvolver na sensibilização da população para a recolha de sangue. “Este é um processo necessariamente preventivo e decisivo. Na hora da necessidade de sangue, ele não pode faltar”.

Continuar a ler

Região

Temperaturas altas até sábado no Minho, mas chuva regressa na próxima semana

Estado do tempo

em

Foto: Ilustrativa / DR

As temperaturas altas vão manter-se durante mais alguns dias na região do Minho, com o distrito de Viana do Castelo a ser mais fustigado pelo calor, segundo as últimas previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

São esperadas temperaturas máximas de 35 graus para diversos concelhos da região, e mínimas que podem ficar-se pelos 20 graus, durante a noite desta quarta-feira, atingindo também o distrito de Braga.

Todavia, o IPMA aponta descida da temperatura a partir do próximo domingo, com as máximas a desceram abaixo dos 30 graus, num processo gradual que trará também chuva e aguaceiros, esperados para toda a semana.

Continuar a ler

Populares