Seguir o O MINHO

Região

Semana pode ser sem chuva após inundações em Braga

Previsão do tempo

em

Inundações em Braga este sábado. Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Um dia depois de se terem registado inundações no Norte do País, particularmente nos distritos de Braga e Porto, a chuva pode cair este domingo e durante a semana, mas com menor intensidade, segundo dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, preveem-se “aguaceiros, em especial no litoral” que não se comparam com a chuva forte e trovoada que se fizeram sentir este sábado.

Todos os concelhos do distrito de Braga, com excepção de Celorico de Basto e Terras de Bouro, têm menos de 50% de probabilidade de chuva durante a semana.

No Alto Minho, a chuva deve permanecer pelo menos este domingo em quase todos os concelhos, mas durante a semana, a probabilidade cai.

A temperatura em Braga vai oscilar entre os 5 graus e os 22 graus esta semana, e entre os 7 graus e os 20 graus em Viana do Castelo.

Anúncio

Alto Minho

Neve regressou ao Parque Nacional Peneda-Gerês

VÍDEO

em

Foto: Just Nature / Facebook

Castro Laboreiro acordou, esta quinta-feira, coberta de neve.

A vila do concelho de Melgaço, no Parque Natural Peneda-Gerês acordou pintada de branco, e as primeiras imagens começaram a surgir nas redes sociais.

Na quarta-feira de manhã, o IPMA já tinha alertado para uma descida acentuada das temperaturas máximas a partir de quinta-feira, devido a uma massa de ar muito frio, ar polar, proveniente da Irlanda.

Em Portugal, a neve, segundo o IPMA, deverá cair nas serras do Gerês, Montemuro, Montesinho, Marão e Estrela.

Continuar a ler

Região

Minho em alerta vermelho devido à agitação marítima. Ondas podem chegar aos 15 metros

Distritos de Viana e Braga

em

Foto: Ilustrativa / Arquivo

Viana do Castelo e Braga, no Minho, e outros quatro distritos do país vão estar sob aviso vermelho a partir das 12:00 de quinta-feira e até à madrugada de sexta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, para além dos dois distritos da região do Minho, Porto, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso vermelho, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

A partir das 06:00 de quinta-feira estes seis distritos já estarão sob aviso laranja, devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O distrito de Lisboa estará sob aviso laranja a partir das 06:00 de quinta-feira, até às 12:00 de quinta-feira, também devido à agitação marítima, com ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estarão igualmente sob aviso laranja, prevendo-se ondas entre os cinco e os seis metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.

Na quarta-feira de manhã, o IPMA já tinha alertado para uma descida acentuada das temperaturas máximas a partir de quinta-feira, devido a uma massa de ar muito frio, ar polar, proveniente da Irlanda.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do IPMA Ângela Lourenço adiantou que se prevê uma descida de oito graus Celsius das temperaturas máximas.

“Estes valores baixos vão manter-se sexta-feira e sábado, e no domingo espera-se uma subida da temperatura”, disse, acrescentando que, na quinta-feira, “a descida da temperatura não será só acentuada, mas também acompanhada de vento forte”.

Segundo a especialista, está prevista uma descida da ordem dos oito graus nas temperaturas máximas e dois a quatro graus nas mínimas.

“Estamos a falar de máximas da ordem dos 13 a 16 graus no litoral e cinco a sete graus no interior. O valor mais baixo será na Serra da Estrela e em Bragança”, referiu.

O IPMA emitiu também avisos amarelos por causa do vento que irá “atingir principalmente as terras altas do litoral norte e centro com rajadas de 80 a 110 quilómetros por hora na região da Serra da Estrela” e “aviso amarelo de queda de neve nas terras do interior norte e centro, em cotas acima dos mil metros”, acrescentou.

A neve, segundo o IPMA, deverá cair nas serras do Gerês, Montemuro, Montesinho, Marão e Estrela.

Barras fechadas e condicionadas

Sete barras marítimas estão hoje fechadas à navegação por causa do estado do mar e outras tantas estão condicionadas, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em causa estão as barras de Aveiro, Caminha, Esposende, Vila Praia de âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e da Ericeira.

De acordo com a AMN, cinco barras do continente (Viana do Castelo, Douro, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto e Lagos) e duas na ilha das Flores, grupo ocidental dos Açores, (barra de Santa Cruz das Flores e Lage das Flores) estão hoje condicionadas.

Continuar a ler

Braga

18 bombeiros combateram incêndio numa quinta em Braga

Animais foram soltos pelos proprietários

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um incêndio numa quinta na freguesia de Real, em Braga, mobilizou 18 operacionais e cinco viaturas dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Braga, esta quarta-feira à noite.

Ao que O MINHO apurou, as chamas lavraram no palheiro, tendo obrigado os proprietários a soltar os animais (porcos e galinhas), como forma de os proteger do perigo.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O alerta para o incêndio rural, na rua Arménio Reis, naquela freguesia, foi recebido cerca das 22:35.

Estiveram, também, no local dois carros patrulha e uma equipa de intervenção rápida da PSP.

Apesar dos danos materiais e do susto, não há feridos a registar.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares