A seleção portuguesa de basquetebol venceu hoje o Torneio Internacional de Guimarães, de cariz particular, ao derrotar a Grã-Bretanha, por 63-58, no terceiro e último encontro da prova disputada no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Depois da vitória sobre a Argentina (73-63), na sexta-feira, e do triunfo dos argentinos sobre os britânicos (85-70), no sábado, Portugal confirmou o primeiro lugar num duelo em que perdeu a vantagem de dois dígitos conquistada no primeiro período (24-14), antes de a recuperar nos 10 minutos finais, à boleia da eficácia de Rafael Lisboa.
A Grã-Bretanha construiu uma vantagem de 9-4 nos primeiros cinco minutos, mas a equipa das ‘quinas’ respondeu com clareza, numa melhoria que coincidiu com a rotação a partir dos bancos, e fechou o primeiro quarto na frente após um parcial favorável de 14-0.
A diferença entre as seleções estabilizou até aos últimos dois minutos da primeira parte, altura em que a Grã-Bretanha encurtou o ‘fosso’ de 12 para seis pontos (40-34 ao intervalo), numa reação que prosseguiu durante o terceiro período.
Embora ‘sólida’ na defesa, a seleção às ordens de Mário Gomes raramente encontrou caminhos para o cesto no início da segunda parte e viu os britânicos aproximarem-se até retomarem a liderança nos últimos quatro minutos do terceiro período.
Com dois pontos de desvantagem (50-48) à partida para o derradeiro quarto, Portugal assumiu de vez a dianteira do marcador a pouco mais de seis minutos do fim, com os nove pontos seguidos de Lisboa a garantirem uma distância que os anfitriões geriram nos últimos segundos.
O base de 24 anos, dos espanhóis do Ourense, foi o melhor marcador luso, com 17 pontos, seguido por André Cruz, com 12, numa partida em que as seleções se igualaram na eficácia de lançamento (33%) e nos ressaltos, com 42 para cada lado.
O Torneio Internacional de Guimarães encerrou um ciclo de sete jogos de preparação para a fase de qualificação para o Eurobasket2025, enquadrado num estágio que começou em 18 de junho e termina na sexta-feira, com o Pavilhão Municipal do Luso, no concelho da Mealhada, como ‘quartel-general’.
Jogo no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães.
Portugal – Grã-Bretanha, 63-58.
Ao intervalo: 40-34.
Sob arbitragem de Sérgio Silva, Bruno Maciel e Bruno Sá, as equipas alinharam e marcaram:
– Portugal (63): Rafael Lisboa (17), Nuno Sá (3), Travante Williams (2), Miguel Queiroz (4) e Ricardo Monteiro (3).
Jogaram ainda: André Cruz (12), Cândido Sá (5), Daniel Relvão (6), Vladyslav Voytso (5), Anthony Silva (4), Gonçalo Delgado (2) e Diogo Gameiro.
Selecionador: Mário Gomes.
– Grã-Bretanha (58): Carl Wheatle (6), Jelani Watson-Gayle (3), Myles Hesson (10), Akwasi Yeboah (12) e Daniel Akin (5).
Jogaram ainda: Amin Adamu (11), Toibu Lawal, Ethan Price (5), Josh Ward-Hibbert (5), Michael Balle e Joshua Steel (2).
Treinador: Marc Steutel.
Marcha do marcador: 24-14 (primeiro período), 40-34 (intervalo), 48-50 (terceiro período) e 63-58 (resultado final).
Assistência: cerca de 600 espetadores.