Seis detidos por corrupção e fraude na compra de sistemas informáticos através do PRR

Seis detidos por corrupção e fraude na compra de sistemas informáticos através do prr
Foto: O MINHO / Arquivo

Seis pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de corrupção e fraude na aquisição de sistemas informáticos por universidades e escolas públicas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciaram hoje as autoridades.

A operação foi a primeira a ser dirigida em Portugal pela Procuradoria Europeia, em coordenação com o Departamento de Investigação e Ação Penal Regional do Porto.

Segundo a PJ, os detidos são um administrador e três funcionários de uma empresa tecnológica, um funcionário de uma empresa concessionária e um funcionário público.

Os arguidos são suspeitos de terem integrado um “esquema criminoso, de caráter organizado e sistémico, para obtenção ilegal de informação privilegiada em procedimentos de contratação pública e privada, através de entrega de vantagens patrimoniais e não patrimoniais a funcionários das entidades contratantes”.

Em causa estão adjudicações de, pelo menos, 20 milhões de euros.

Numa nota, a Procuradoria Europeia precisa que a investigação está relacionada com “projetos destinados à aquisição de sistemas informáticos por uma universidade e escolas secundárias públicas, em projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Acusado de matar grávida da murtosa absolvido

Acusado de matar grávida da Murtosa absolvido

Próximo Artigo
Ministra da saúde de “consciência tranquila” diz que nunca vai desistir

Ministra da Saúde de “consciência tranquila” diz que nunca vai desistir

Artigos Relacionados