Arquivo

Marcelo torna-se inspiração internacional do movimento anti-Trump

“Um líder finalmente atreveu-se a dizer o que todos pensam”
Marcelo torna-se inspiração internacional do movimento anti-trump

“Finalmente, um chefe de Estado que não está para bajular Donald Trump”. Esta é uma de muitas afirmações proferidas ao longo dos últimos dias por utilizadores da rede social “X”, relativamente às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o Presidente dos Estados Unidos da América.

Na quarta-feira, o chefe de Estado português disse que o homólogo dos EUA funciona como um “ativo russo”.

Enquanto intervinha na “Universidade de Verão do PSD”, uma iniciativa de formação de jovens quadros do partido que se realizou em Castelo de Vide (Portalegre), o Presidente da República falou sobre o novo equilíbrio geopolítico e de uma “coisa peculiar e complexa” sobre Donald Trump.

“O líder máximo da maior superpotência do mundo, objetivamente, é um ativo soviético, ou russo. Funciona como ativo”, declarou.

A página “Republicans against Trump” foi uma das contas americanas que partilhou as declarações de Marcelo, obtendo cerca de 40 mil “likes”, 800 comentários e 8 mil partilhas.

Outra página associada aos liberais e ao Partido Democrata também partilhou as declarações, agora traduzidas para inglês, deixando o comentário: “Verdade ou não, é claro. Líderes mundiais não têm respeito por Donald Trump”.

O ‘podcaster’ Brian Allen foi mais descritivo: “O Presidente de Portugal acabou de chamar ativo russo ao Donald Trump – em frente à câmara. Sem hesitação. Sem eufemismo. Só factos e um microfone”.

Jason Jay Smart, jornalista norte-americano que vive na Ucrânia, também fez eco das declarações de Marcelo: “Portugal acusa Trump de trabalhar para a Rússia”.

O documentarista Tim White elogiou Marcelo: “WOW. Um líder finalmente atreveu-se a dizer o que todos pensam”.

O ‘site’ de notícias GeoInsider também deu destaque às declarações de Marcelo, ‘arrancando’ 8,6 mil likes e 2,6 mil partilhas.

E até Garry Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez, veio a público concordar com o que foi dito por Marcelo: “Bem, há várias maneiras com que Trump pode provar que [Marcelo] está errado. Mas não o vai fazer. Porque [Trump] é um ativo russo”.

Mas as declarações do Presidente da República portuguesa também foram ‘aproveitadas’ pelo Palmer Report, um ‘site’ associado a desinformação anti-russa e outras teorias da conspiração.

“O Presidente de Portugal diz que o Trump é um ativo russo. Quando é que a imprensa americana vai começar a admitir o mesmo?”, lê-se noutro ‘tweet’, com 6,5 mil ‘likes’ e 1.500 partilhas.

O Presidente da República sublinhou que a relação entre o republicano Donald Trump e o homólogo russo, Vladimir Putin, não se trata de “uma aliança baseada na amizade, na cumplicidade económica, ideológica ou doutrinária”.

“Estou a dizer que, em termos objetivos, a nova liderança norte-americana tem favorecido estrategicamente a Federação Russa”, sustentou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Caravela-portuguesa detetada em 23 praias entre vila do conde e caminha

Caravela-portuguesa detetada em 23 praias entre Vila do Conde e Caminha

Próximo Artigo
Levantado desaconselhamento de ida a banhos nas praias da póvoa de varzim

Levantado desaconselhamento de ida a banhos nas praias da Póvoa de Varzim

Artigos Relacionados