SC Braga goleia e já só está a 3 pontos do FC Porto

Foto: SC Braga

O Braga aproximou-se hoje do pódio da I Liga de futebol, ao reerguer-se da recente eliminação da Liga Europa com uma goleada na visita ao Boavista (4-0), na 23.ª jornada, agravando o momento conturbado dos ‘axadrezados’.

No Estádio do Bessa, no Porto, Simon Banza (42 e 62 minutos), Abel Ruiz (44) e Rodrigo Zalazar (72) marcaram no 100.º duelo de Artur Jorge no comando técnico dos minhotos, que evitaram falhas defensivas habituais e não sofreram golos pela quarta vez na prova.

O Braga somou o segundo triunfo consecutivo no campeonato e fortaleceu o quarto posto na conclusão da 23.ª jornada, com 46 pontos, ficando a apenas três do FC Porto, terceiro colocado, e com cinco de vantagem sobre o Vitória de Guimarães, quinto.

Em quebra progressiva está o Boavista, que voltou a perder e confirmou a ‘queda’ para o 12.º lugar, com 24 pontos, dois face ao Portimonense, 16.º, que ocupa a vaga de acesso ao play-off de manutenção, e com quatro de avanço para a zona de despromoção direta.

Quatro dias depois do insuficiente êxito na visita ao bicampeão azeri Qarabag (3-2, após prolongamento), para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, os ‘arsenalistas’ devolveram ao ‘onze’ inicial Serdar, Joe Mendes, Vítor Carvalho e o capitão Ricardo Horta, que tinha falhado os últimos quatro encontros devido a lesão.

Uma finalização de Roger Fernandes para defesa apertada de João Gonçalves, logo aos nove minutos, ilustrou a mobilidade atacante vincada desde cedo pelo conjunto de Artur Jorge, tendência que rapidamente seria diluída pela organização defensiva ‘axadrezada’.

Com Bruno Onyemaechi de regresso face à derrota no terreno do Desportivo de Chaves (2-1), da ronda anterior da I Liga, a equipa de Ricardo Paiva estabilizou e teve um tento invalidado por posição ilegal de Bozeník, após centro de Salvador Agra, aos 34 minutos.

O Braga reagiu de forma letal aos 42 minutos, quando Banza capitalizou um desarme de Roger Fernandes sobre Miguel Reisinho e arrancou para a área do Boavista, onde tirou Rodrigo Abascal do caminho e atirou por entre as pernas de João Gonçalves.

Dois minutos depois, Abel Ruiz recebeu um passe ‘picado’ de Ricardo Horta e colocou o esférico longe do alcance do guarda-redes contrário, dobrando a vantagem ‘arsenalista’, que Bozeník ainda tentou diluir com um remate frouxo à figura de Matheus, já aos 45+2.

Os visitantes moderaram a intensidade na segunda etapa, mas sem abrirem brechas aos ‘axadrezados’, que se renderam em definitivo aos 62 minutos, com Banza a finalizar, na sequência de uma jogada na esquerda entre os recém-entrados Bruma e Cristián Borja.

O ponta de lança congolês igualava o sueco Viktor Gyökeres na liderança dos melhores marcadores da prova, ambos com 17 golos, e teve uma ocasião flagrante para superar o dianteiro do Sporting aos 67 minutos, ao falhar isolado o desvio à solicitação de Zalazar.

Matheus ‘trancou’ a baliza do Braga, ao ‘sacudir’ um cabeceamento de Joel Silva, aos 72 minutos, instantes antes de Zalazar consumar o 4-0, após passe de Simon Banza, cuja tentativa de chegar ao ‘hat-trick’ esbarrou no pé de João Gonçalves, aos 85.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio do Bessa, no Porto.

Boavista – SC Braga, 0-4.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores

0-1, Simon Banza, 42 minutos.

0-2, Abel Ruiz, 44.

0-3, Simon Banza, 62.

0-4, Rodrigo Zalazar, 72.

Equipas

– Boavista: João Gonçalves, Salvador Agra, Vincent Sasso, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira (Chidozie, 65), Sebastián Pérez (Ilija Vukotić, 79), Gaius Makouta (Ibrahima Camará, 79), Bruno Lourenço (Martim Tavares, 79), Miguel Reisinho (Joel Silva, 65), Bruno Onyemaechi e Róbert Bozeník.

(Suplentes: Tomé Sousa, Chidozie, Ibrahima Camará, Masaki Watai, Joel Silva, Ilija Vukotić, Gonçalo Almeida, Martim Tavares e Bernardo Conceição).

Treinador: Ricardo Paiva.

– SC Braga: Matheus, Víctor Gómez (Cristián Borja, 60), Serdar Saatçi, Paulo Oliveira, Joe Mendes, Roger Fernandes (Rodrigo Zalazar, 66), Vítor Carvalho, João Moutinho (Cher Ndour, 75), Ricardo Horta (Bruma, 60), Abel Ruiz (Pizzi, 75) e Simon Banza.

(Suplentes: Tiago Sá, Lukás Hornícek, José Fonte, Bruma, Cher Ndour, Rodrigo Zalazar, Rony Lopes, Pizzi e Cristián Borja).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Moutinho (18), Sebastián Pérez (20), Roger Fernandes (36) e Serdar Saatçi (40).

Assistência: 8.905 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

DST instala obra de arte em megaprojeto habitacional em Barcelos

Próximo Artigo

Vieira do Minho: Três desalojados após derrocada em obras de empreendimento turístico

Artigos Relacionados
x