SC Braga entra a vencer na Liga Europa

1.ª mão da segunda eliminatória
Foto: SC Braga

Dois golos em três minutos construíram hoje uma confortável vitória caseira do SC Braga sobre os israelitas do Maccabi Petah Tikva (2-0), no início da segunda pré-eliminatória de acesso à ronda principal da Liga Europa de futebol.

No Estádio Municipal de Braga, Ricardo Horta (56 minutos) e o uruguaio Rodrigo Zalazar (59), de grande penalidade, deram expressão à supremacia minhota face ao vencedor da Taça de Israel e oitavo classificado do campeonato daquele país na temporada passada, abrilhantando a estreia oficial em 2024/25 sob alçada do recém-contratado Daniel Sousa.

O SC Braga volta a defrontar o Maccabi Petah Tikva em 01 de agosto, em Sófia, capital da Bulgária, face ao conflito em Gaza, podendo encarar os suíços do Servette na terceira pré-eliminatória, a penúltima ‘barreira’ de acesso à fase principal da Liga Europa.

Único reforço integrado no primeiro ‘onze’ de Daniel Sousa, El Ouazzani foi derrubado a caminho da baliza contrária pelo capitão israelita Hendy logo aos três minutos, mas essa expulsão seria revertida, face à posição ilegal do avançado aquando do passe de Bruma.

Os minhotos mostravam desde cedo ânsia em acelerar a resolução da eliminatória, mas vacilaram na definição, com Bruma a rematar ao lado, aos sete minutos, e a desperdiçar livre de oposição aos pés de Marco Wolff, após solicitação em rutura de Zalazar, aos 34.

O guarda-redes visitante voltaria a aplicar-se para suster a dois tempos uma investida de Ricardo Horta, aos 41 minutos, antes de um ‘tiro’ cruzado perto do alvo de Roger, já aos 45+3, culminar uma etapa inicial pautada pela crescente iniciativa do SC Braga.

No regresso dos balneários, o Maccabi Petah Tikva continuou inofensivo e à procura de quebrar o ritmo nas reposições de bola, ao passo que El Ouazzani cabeceou à figura de Wolff, ao minuto 51, e Galabov impediu Niakaté de concretizar na pequena área, aos 54.

A resistência israelita perduraria até aos 56 minutos, altura em que Bruma arrancou pela esquerda do meio-campo bracarense, superou dois opositores e tentou lançar Ouazzani, com o esférico a sobrar para o golo do capitão Ricardo Horta, após ressalto em Galabov.

Três minutos depois, Hendy cometeu falta sobre Roger junto à quina da área forasteira e Zalazar ampliou a diferença de grande penalidade, serenando a equipa de Daniel Sousa, que abrandou na meia hora final, mas sem conceder veleidades ao Maccabi Petah Tikva.

Um pontapé de longe de Anas Mahamid a centímetros da baliza de Matheus sintetizou a única réplica em toda a partida do vencedor da Taça de Israel, que esteve mais perto de sofrer o 3-0, não tivessem Bruma (71 minutos) ou os recém-entrados Roberto Fernández (90) – com recarga bloqueada por Karo – e Gabri Martínez (90+6) vacilado perante Wolff.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga, em Braga.

SC Braga – Maccabi Petah Tikva, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Ricardo Horta, 56 minutos.

2-0, Rodrigo Zalazar, 59 (grande penalidade).

Equipas

– SC Braga: Matheus, Víctor Gómez, Serdar Saatçi, Sikou Niakaté, Adrián Marín, Rodrigo Zalazar (Gabri Martínez, 87), João Moutinho, Roger Fernandes (Roberto Fernández, 87), Ricardo Horta (Jean-Baptiste Gorby, 77), Bruma (João Marques, 90+1) e Amine El Ouazzani (Simon Banza, 77).

(Suplentes: Lukás Hornícek, André Horta, Joe Mendes, Thiago Helguera, Simon Banza, Bright Arrey-Mbi, Bartlomiej Wdowik, Jean-Baptiste Gorby, João Marques, Rodrigo Beirão, Gabri Martínez e Roberto Fernández).

Treinador: Daniel Sousa.

– Maccabi Petah Tikva: Marco Wolff, Andreas Karo, Plamen Galabov, Mohammed Hendy, Guy Dezent, Tamir Glezer (Ido Cohen, 74), Yonatan Teper (Idan Vered, 60), Liran Hazan, Yarden Cohen, Luka Stor (Or Roizman, 74) e Anas Mahamid (Ariel Lugassy, 79).

(Suplentes: Tomer Litvinov, Ariel Lugassy, Or Roizman, Alon Azugi, Aviv Salem, Idan Vered, Ido Cohen, Yuval Kretzo, Ilay Tzairi e Amir Altoury).

Treinador: Dan Romann.

Árbitro: Luca Pairetto (Itália).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Andreas Karo (09), Marco Wolff (41), Liran Hazan (48), Serdar Saatçi (66) e para o treinador do Maccabi Petah Tikva, Dan Romann (66).

Assistência: 14.891 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x