SC Braga em forma visita bicampeão sueco em crise

Liga Europa
Sc braga em forma visita bicampeão sueco em crise
Foto: SC Braga

O SC Braga, em boa forma neste começo de temporada, arranca na quinta-feira a sua participação na Liga Europa de futebol com uma viagem até Malmö para defrontar o bicampeão sueco, equipa em crise no campeonato.

No duelo inaugural do Grupo D, o SC Braga, que vem de um ciclo vitorioso na I Liga, vai pela primeira vez na sua história medir forças com o Malmö, emblema que tem dominado o futebol sueco nos últimos anos, mas que está a realizar uma das piores temporadas da última década.

Liderado pelo antigo defesa central Artur Jorge, que, aos 50 anos, está a efetuar a sua primeira época desde início no principal escalão português, a equipa minhota viaja para a Suécia após quatro jogos seguidos a vencer, e sem qualquer golo sofrido, na I Liga, o mais recente frente ao eterno rival minhoto Vitória SC, batido por um golo de Tormena já nos descontos.

Como ‘cartão de visita’ para o suecos, o SC Braga apresenta também as goleadas impostas ao Arouca (6-0) e Marítimo (5-0), alcançadas numa altura em que o internacional português Ricardo Horta, sua principal figura, parecia estar com ‘pé e meio’ fora do clube (rumo ao Benfica), acabando por permanecer, pelo menos, até janeiro do próximo ano.

Finalista vencido da Liga Europa em 2010/11 (derrota por 1-0 com FC Porto, em Dublin), a equipa bracarense aparece com candidato ao apuramento e também a vencer o Grupo D, que também inclui os germânicos Union Berlim e os belgas Union Saint-Gilloise, emblemas sem tradições europeias nas últimas décadas.

Com o campeonato sueco bem mais adiantado (vai na 21.ª jornada), o Malmö recebe o SC Braga numa altura em que vive uma crise de resultado, com um empate e duas derrotas nos últimos três jogos, e em que ocupa um impensável quinto lugar, a 11 pontos da liderança.

Histórico da Suécia, já que é o clube com mais campeonatos (22) e Taças, o Malmö apresenta uma equipa com um elevado número de jogadores com 30 ou mais anos, em que se destacam Martin Olsson (34), lateral que passou várias temporadas na Premier League, e Toivonen (36), que esteve em Inglaterra, Países Baixos e França.

No banco, o emblema sueco será liderado por Andrés Georgson, técnico de apenas 37 anos, que assumiu a equipa a meio da época devido aos maus resultados.

O encontro está agendado para as 17:45 (horas de Lisboa), com Union Berlim, de Diogo Leite, e Union Saint-Gilloise a defrontarem-se à mesma hora, na Alemanha.

Nesta primeira jornada da Liga Europa, destaque para a receção do Fenerbahçe, de Jorge Jesus, ao Dinamo Kiev, em novo embate entre estes dois emblemas, após os ucranianos terem eliminado os turcos nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

A Roma, de José Mourinho, joga na Bulgária, com o Ludogorets, enquanto o Manchester United, de Diogo Dalot, Bruno Fernandes e com Cristiano Ronaldo, a viver uma nova realidade nesta prova, recebe a Real Sociedad.

A final da edição de 2022/23 da Liga Europa está agendada para 31 de maio de 2023, na Puskas Arena, em Budapeste (Hungria).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Arcos de valdevez apoia recuperação de casas. Novo regulamento em consulta pública

Arcos de Valdevez apoia recuperação de casas. Novo regulamento em consulta pública

Próximo Artigo
Portugal disputa hoje em vizela acesso ao 'play-off' do mundial feminino

Portugal disputa hoje em Vizela acesso ao 'play-off' do Mundial feminino

Artigos Relacionados