O SC Braga anunciou, esta sexta-feira, a contratação de Mário Dorgeles, médio de 20 anos proveniente do FC Nordsjaelland, da Dinamarca, por 11 milhões de euros, um novo recorde no clube, ficando o jogador blindado por uma cláusula de rescisão de 50 milhões.
Os Gverreiros do Minho asseguram 100% do passe do internacional da Costa do Marfim, cujo contrato se estende até 2030.
À transferência poderão ainda acrescer mais dois milhões de euros “em bónus coletivos e individuais”, segundo indica a nota publicada no site oficial do clube.
O clube dinamarquês fica, ainda, com direito a receber 10% de uma mais valia futura.
Na mesma nota, o clube faz a apresentação do jogador: “Nascido em Andokoi (Costa do Marfim) e formado no viveiro de jogadores que é a Escola ‘Right to Dream’ – Academia de renome que, nos últimos anos, lançou para a ribalta do futebol mundial nomes como Mohammed Kudus (West Ham), Simon Adingra e Ibrahim Osman (Brighton), Kamaldeen Sulemana (Southampton), Ernest Nuamah (Lyon), entre tantos outros – Mario Dorgeles esteve desde os 10 anos na ‘ Right to Dream’ e chegou à Dinamarca para representar o FC Nordsjaelland em 2022/23. Apesar de ter apenas 17 anos na altura, o mais recente reforço do SC Braga teve impacto imediato: 3 assistências em 21 jogos na época de estreia”.
“Seguiu-se a afirmação plena na SuperLiga dinamarquesa, com duas temporadas a um nível elevadíssimo (62 jogos, 3 golos e 4 assistências), tendo inclusivamente sido considerado como uma dos principais valores dos campeonatos escandinavos e um dos jovens mais promissores do futebol mundial. As exibições na Dinamarca levaram-no, rapidamente, aos convocados da Costa do Marfim, contabilizando já 3 internacionalizações”, acrescenta.
No clube dinamarquês, Dorgeles partilhou o balneário com Conrad Harder (Sporting CP) e Andreas Schjelderup (SL Benfica).
“Quero ajudar a equipa a alcançar grandes conquistas”
Nas primeiras declarações enquanto Gverreiro do Minho, Mario Dorgeles mostrou-se feliz e grato pela oportunidade de vestir as cores do clube e falou das suas qualidades.
“Estou muito grato e muito feliz por estar aqui. Já tive a oportunidade de ver um pouco das instalações e fiquei realmente impressionado”, assinalou.
Confrontado com o facto de se ter tornado na contratação mais cara da história do clube, o novo dono da camisola 20 admitiu alguma “pressão”.
“Acho que, sendo um jogador caro para o clube, há sempre alguma pressão, claro. Mas o meu principal objetivo é jogar e ajudar a equipa a alcançar grandes conquistas”, declarou.
O jogador vai juntar-se de imediato aos trabalhos de pré-época da equipa, que parte para estágio, na Áustria, no domingo.