Saúde Mental no Verão

Artigo de opinião de Sílvia Peixoto
Saúde mental no verão
Sílvia Peixoto

Artigo de Sílvia Peixoto

Enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiatria no Centro Social Vale do Homem

Cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade em todas as épocas do ano, mas no Verão será que estamos atentos a estes cuidados? Será que conhecemos os recursos que devemos adotar? 

Cuidar da saúde mental e mantermo-nos mentalmente saudáveis no verão pode ser uma meta importante, especialmente considerando o impacto que as mudanças de rotina, clima e ambiente podem ter sobre o nosso bem-estar emocional e físico. É crucial deter atenção em algumas dicas que podem favorecer e preservar a nossa saúde mental.  

Mesmo que o verão seja uma época de férias e lazer, manter uma rotina básica de sono, alimentação e atividade física pode ajudar a evitar desequilíbrios emocionais.

Um dos fatores protetores de saúde mental é mantermo-nos ativos, uma vez que a atividade física é benéfica não só para o corpo, mas também para a mente. O exercício físico promove a produção de hormonas que são responsáveis pelo bem-estar e pela felicidade o que pode contribuir de forma muito positiva para o controlo da ansiedade e do stress. Esta prática deve ser instalada de modo regular no nosso dia-a-dia. Nesta época do ano, podemos optar por realizá-lo ao ar livre visto que a luz solar contribui para o aumento da produção de serotonina, ajudando a melhorar o humor, porém devemos evitar o excesso de exposição, especialmente nas horas de maior calor.

De modo a estarmos equilibrados e ativos necessitamos de conservar uma rotina de sono satisfatória. Quando nos perguntam se dormimos bem o que é que isto significa? Em média precisamos de dormir de 7 a 9 horas por dia, o pode variar de pessoa para pessoa, e para tal devemos adotar alguns hábitos e rotinas.  Existem algumas dicas que nos podem ajudar a ter uma boa rotina de sono tais como respeitar a hora de descansar, desligar todos os aparelhos eletrónicos antes de dormir, ler antes de dormir, evitar o consumo de bebidas estimulantes ou criar um ambiente escuro e sem ruídos. Cada um deve encontrar o seu recurso ideal para uma melhor rotina de sono.

Além disto, bons e saudáveis hábitos alimentares e beber água contribuem para a manutenção da saúde física e mental, o que não é novidade para ninguém já que este é um dos temas mais abordados quando falamos em bem-estar seja ele físico ou emocional. Uma boa alimentação e hidratação ajuda a envelhecer de forma saudável, a recuperar mais rapidamente de doenças ou problemas físicos, pois permitem a ingestão de nutrientes essenciais para manter mente e corpo em harmonia.

O verão é propício a uma vida social mais ativa. Nesta época podemos estar mais disponíveis, em questão de tempo e de ânimo, para convívios com amigos e ter momentos de alegria e felicidade. Este é um dos fatores que contribui para nos sentirmos melhor e mais apoiados. O convívio e o tempo de qualidade que passamos com os outros pode diminuir sentimentos como a tristeza e desânimo. 

Estas são apenas algumas dicas que podemos usar para mantermos uma boa saúde mental no verão (e em qualquer época). Cada um deve encontrar e testar as “suas melhores rotinas” para promover o equilíbrio entre o corpo e a mente. Aproveite o seu Verão!

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Federação aumenta prémios na taça de portugal feminina

Federação aumenta prémios na Taça de Portugal feminina

Próximo Artigo
Marcelo diz que “funcionou aquilo devia ter funcionado” no sismo

Marcelo diz que “funcionou aquilo devia ter funcionado” no sismo

Artigos Relacionados