Aqui Perto
Sapataria à face da estrada Famalicão-Póvoa de Varzim assaltada pela 3.ª vez em 14 meses
Assalto
em

A sapataria Joniluna, situada à face da Estrada Nacional 206, em Balasar, concelho da Póvoa de Varzim, foi assaltada pela terceira vez em pouco mais de um ano.
Nas redes sociais, o proprietário deu conta de um novo assalto naquela loja que vende artigos de diversas marcas mas com especial enfoque na marca Cavalinho.
Em declarações ao Jornal de Notícias, a proprietária conta que roubaram malas, carteiras e porta-moedas da marca Cavalinho, para além de terem partido a montra, a grade e a caixilharia, num prejuízo a rondar os milhares de euros.
Cristina Silva conta que eram três assaltantes, de máscara e com capuzes e luvas. Terão utilizado um dos ferros dos andaimes que se encontravam no local para forçar a entrada na loja, situada na Praceta do Cubo.
Diz ainda que “num minuto e pouco” roubaram tudo o que conseguiram, cerca da 01:51.
O alarme tocou e o assalto foi captado pelas câmaras de videovigilância.
Refere a proprietária que o carro era roubado e circulava no dia anterior na zona centro do país.
Este é o terceiro assalto que a loja sofre em pouco mais de um ano. Em setembro de 2019, partiram a montra e levaram dez mil euros em artigos. A 28 de junho, novo assalto com mais dez mil euros de prejuízo. Desta vez, e apesar de ter investido em mais grades, alarme, câmaras e sensores, voltou a ser assaltada.
A GNR investiga.
Leia Também
Homem fica em estado grave após ter sido esfaqueado pela mulher em Cerveira
Mulher em estado grave após ser atropelada na cidade de Famalicão
Barcelos: Recém-reformado morre atropelado na passadeira em rua sem iluminação
Começa hoje julgamento de homem que roubou com faca dois jovens em Braga
Mulher ferida após despiste em Famalicão
João Ferreira ouve pescadores da Póvoa de Varzim e sugere empresa pública de dragagens

É o primeiro surto de covid-19 numa exploração de visons na Galiza. O Conselho do Meio Rural de Espanha divulgou hoje que surgiu um foco de infeção por SARS-CoV-2 numa quinta de criação de vison-americano no concelho de A Baña, na Corunha. A Junta da Galiza também já tem conhecimento do surto e comunicou ao Ministério da Agricultura.
Após vários países, como Holanda e França, terem eliminado milhares de visons infetados com covid-19, todas as explorações de vison-americano licenciadas no espaço da União Europeia estão a realizar exames aos animais, e foi assim que se identificou este novo foco.
Assim, e conforme as normas em vigor para este tipo de exploração, todos os 3.100 visons vão ser abatidos durante a próxima semana. Segundo a Junta da Galiza, existem 25 quintas deste género no território galego, totalizando cerca de 69 mil visons-americanos.
Em Portugal não há registo de criação desta espécime, embora seja várias vezes avistada em território minhoto. Segundo especialistas, estes visons “portugueses” devem ter escapado das quintas galegas.
Aqui Perto
João Ferreira ouve pescadores da Póvoa de Varzim e sugere empresa pública de dragagens
Eleições presidenciais 2021

O candidato presidencial João Ferreira sugeriu hoje a criação de uma empresa pública de dragagens para não ser necessário contratar esse serviço a uma empresa externa de cada vez que é preciso executar operações de desassoreamento.
“Devia haver uma empresa pública dedicada à dragagem. Fazia sentido ter uma empresa pública com capacidade própria para o fazer de norte a sul”, sugeriu o candidato comunista, depois de ouvir pescadores da Póvoa de Varzim a defender a existência de “dragagens permanentes”.
João Ferreira esteve hoje à noite reunido com pescadores e armadores na Póvoa de Varzim, que se queixam de estar a viver uma situação “insustentável” devido não só à falta de pescado pela imposição de quotas, como à quebra nas vendas.
No porto de pesca daquela cidade do distrito do Porto, o eurodeputado ouviu queixas dos armadores e pescadores do cerco, que dizem ter as suas frotas praticamente paradas, estando apenas a sair para o mar as frotas polivalentes.
“Neste tempo, nem cavala nem carapau aparece, é um achado. O pescador ganha a vida é quando tem peixe”, lamenta Jerónimo Viana, notando que o verão ainda está longe e que a pesca da sardinha só se inicia “a 01 de junho”.
A falta de mão de obra, que “já não era famosa”, vai ser “terrível”, com as tripulações a serem já, em boa parte, preenchidas por imigrantes, relata o armador mestre.
“Este é o maior núcleo piscatório do país e nunca tivemos uma crise tão grande. Em mais de metade da frota polivalente a tripulação é estrangeira, nomeadamente indonésia”, notou.
Para João Ferreira, “é evidente que há um problema na pesca muito grande”, sobretudo “pela instabilidade quando se está no ativo”, e o “problema das reformas”, com a agravante de ser uma profissão de desgaste rápido.
Na quinta-feira, o candidato tem previstas ações nos distritos do Porto e de Braga, tendo sido cancelada uma ação com jovens prevista para as 15:30 no Porto e um encontro com trabalhadores da Casa da Música adaptado para o formato ‘online’.
Segundo João Ferreira, as alterações à agenda da campanha têm a ver “com a situação epidemiológica do país e com a preocupação de garantir em todas as iniciativas as condições de proteção da saúde”.
“Entendemos que era adequado em face da evolução da situação reduzir as iniciativas”, sublinhou, acrescentando que a ação de encerramento da campanha, na sexta-feira, será também em formato digital.
As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
Aqui Perto
Marginais e passadiços de Vila do Conde e Póvoa de Varzim encerrados à circulação pedonal
Covid-19

As Câmaras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, cidades vizinhas do distrito do Porto, decidiram hoje encerrar à circulação pedonal as vias marginais e os passadiços nos concelhos, como medida de combate à propagação da covid-19.
Segundo a autarquia vila-condense, passa a ser “proibida a circulação nos passadiços e na frente de mar, assim como a permanência em espaços públicos de lazer, parques ou jardins”, tendo também sido decretada “o encerramento do Parque João Paulo II e das casas de banho públicas”.
A Câmara de Vila do Conde, que tem, atualmente, 1.406 novos casos por 100 mil habitantes, contabilizados nos últimos sete dias, integrando a lista dos concelhos de “Risco Extremo”, garantiu, ainda, “o reforço do policiamento em todo o território”.
Um pouco mais a norte, no município vizinho da Póvoa de Varzim, a autarquia também decidiu “restringir a permanência em espaços públicos, nomeadamente jardins, parques lúdicos e infantis, Parque da Cidade, assim como o acesso aos passadiços e à marginal”.
A Câmara da Póvoa de Varzim, que irá articular com a PSP e a GNR para que se reforce a fiscalização do cumprimento destas normas, anunciou, também, “a restrição da circulação rodoviária na Avenida dos Banhos [principal via da cidade na marginal] entre as 08:00 horas de sábado e as 19:00h de domingo”.
O município poveiro integra, igualmente, a lista de concelhos em “Risco Extremo”, com 1464 novos casos por 100 mil habitantes, registados na última semana.
Portugal registou hoje 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Reportagens da Semana


SC Braga faz 100 anos, ‘Melinha’ vai à bola há 75 e só quer ver o seu clube campeão
Amélia Morais é uma adepta bem conhecida de todos


Eleitores em Braga preferem o frio ao perigo da pandemia
Eleições presidenciais 2021


Como a pandemia afeta pessoas com deficiência: “Sentimos falta de estar juntos”
Cercigui
Populares
- PaísHá 21 horas
Escolas e universidades encerram a partir de sexta-feira
- BragaHá 1 dia
Vídeo mostra assaltante a furtar em loja de informática em Braga
- BarcelosHá 9 horas
Barcelos: Recém-reformado morre atropelado na passadeira em rua sem iluminação
- Alto MinhoHá 1 dia
Casos ativos descem em Viana, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, mas sobem em Monção e Melgaço