São Martinho. Hotéis do Norte com taxas de ocupação de 60%

São martinho. Hotéis do norte com taxas de ocupação de 60%

Em comunicado, a entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) avança que o “destino” Norte de Portugal “soma uma taxa de 57% de ocupação”, com os municípios de Caminha, Fafe, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira, Chaves, Cinfães, Montalegre, Penafiel, Valongo e Vila Pouca de Aguiar a registarem a “maior procura”.

“A região do Porto e Norte regista uma forte procura para o São Martinho, com as unidades de alojamento a atingirem taxas de ocupação muito elevadas, sendo que algumas zonas estão mesmo lotadas”, refere o comunicado, acrescentando que as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia apresentam valores de “67% de ocupação” para o fim de semana de 11 e 12 de novembro.

Para o presidente da TPNP “uma taxa de ocupação de 60% para os dias de São Martinho mostra, claramente, que o trabalho [da entidade] tem surtido efeito e que o destino tem potencial para captar turistas nas várias épocas do ano”.

“Há cidades que mantêm a tendência, como Porto e Vila Nova de Gaia, mas importa realçar o elevado crescimento de algumas regiões que começam agora a descentralizar a procura dos grandes centros urbanos”, considera Melchior Moreira, referindo que o tradicional magusto de São Martinho é um exemplo para combater a sazonalidade, um “dos grandes objetivos traçados para o Porto e Norte”.

O São Martinho, segundo o calendário litúrgico, é o santo patrono dos alfaiates, cavaleiros, pedintes, produtores de vinho, soldados, cavalos, gansos, lê-se na página da Internet da TPNP.

O facto do São Martinho coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos mortos e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que esta festa tenha uma componente vincada de exuberância.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pinto da costa e antero henrique absolvidos pelo tribunal de guimarães

Pinto da Costa e Antero Henrique absolvidos pelo Tribunal de Guimarães

Próximo Artigo
Desconhecida ataca mulher de 25 anos com pau em braga

Desconhecida ataca mulher de 25 anos com pau em Braga

Artigos Relacionados