As festas de São João de Braga contarão, este ano, com um novo espaço. Na Praça Municipal vai funcionar uma feira de artesanato com cerca de 20 artesãos e muitas horas de programação. A festa decorre de 16 a 25 de junho.
Em comunicado, a organização explica que a feira foi “pensada para criar novas dinâmicas culturais e de incentivo comercial”, servindo “de montra para o que de melhor se faz na região e no país, não só no que respeita à comercialização de produtos desenvolvidos de forma artesanal, como também como espaço primordial da cultura portuguesa”.
Para Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, “esta Feira de Artesanato é uma ode ao que de melhor o artesanato oferece às comunidades, conciliando uma programação cultural de excelência”.
Ao longo dos 10 dias de festas, ali irão atuar as bandas filarmónicas, os grupos de cavaquinhos, o músico Júlio Pereira, a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga, os grupos culturais da Universidade do Minho e as bandas Origem Tradicional e Canto Daqui.
Concertos das Bandas Filarmónicas deixam a Avenida Central para se mudarem para a Praça Municipal
Concretizados habitualmente na Avenida Central, os concertos passarão, nesta edição, para os espaços criados propositadamente na Praça Municipal. Será, assim, a partir deste espaço que a Banda Musical de Cabreiros (Braga), a Banda Musical de Calvos (Póvoa de Lanhoso), Sociedade Musical de Gançaria (Santarém), Banda Marcial de Fermentelos (Águeda), Banda Musical Arcuense (Arcos de Valdevez), Banda Musical de Fajões (Oliveira de Azeméis) e Banda Musical de Arouca (Arouca).
Já o concerto de Bandas Filarmónicas previso para o Parque da Ponte, na noite de 23 de junho, contará com as bandas Sociedade Musical de Gançaria (Santarém) e Banda Musical de Gondomar (Gondomar).