São João de Braga com dez dias de festa, programa de 250 horas e 10 mil voluntários

Já há data para a festa sanjoanina mais antiga do país

O São João de Braga de 2023 irá celebrar-se de 16 a 25 de junho. O anúncio foi feito esta sexta-feira à noite, a quatro meses das festas, num evento que serviu para “ouvir a reinterpretação do cancioneiro sanjoanino e homenagear os voluntários que colaboram com as festas municipais”.

“Este ano, o mote é-nos dado pelas bandas filarmónicas, numa homenagem ao trabalho que a única banda filarmónica de Braga tem feito em prol da cultura sanjoanina – a Banda Musical de Cabreiros”, avança Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB), à margem do evento que decorreu no Auditório do Conservatório Bomfim.

Para os dez dias das festas sanjoaninas de 2023, a organização garante “um programa que voltará a ultrapassar a fasquia das 250 horas, envolvendo mais de 200 instituições, num exercício que apela à conciliação entre a programação religiosa e profana, entre a cultura popular e a erudita”.

Firmino Marques destaca que “as festas voltam, assim, a repetir a fórmula ao serem feitas de todos e para todos, proporcionando momentos únicos para todos, sejam eles miúdos ou graúdos, de Braga ou provenientes de outras cidades ou países”.

Envolvendo mais de 10 mil pessoas, entre organização, voluntários e equipas das entidades envolvidas, as festas do São João em Braga prometem trazer milhares de pessoas ao epicentro das festas bracarenses.

“As festas de São João de Braga não resultam de um trabalho solitário, bem pelo contrário. Os 10 dias de festa só são possíveis graças ao envolvimento de um grupo vasto de instituições, mas também de centenas de voluntários, que homenageamos a quatro meses do dia de São João”, acrescenta Firmino Marques.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Sanca dá mais três pontos ao Famalicão

Próximo Artigo

"Jogo difícil, vitória importante"

Artigos Relacionados
x