Dois moradores de Viana do Castelo, evitaram mal maior, esta tarde, quando um ecoponto começou a arder junto a uma urbanização, conhecida como zona de prédios no Cabedelo.
Hugo Freitas, administrador do prédio cor de rosa do Cabedelo e o sócio Marcel Manso estavam a verificar os espaços verdes junto aos edifícios quando foram alertados por uma mulher de que estava a sair fumo de um ecoponto localizado no estacionamento ao redor dos prédios.
“Fomos lá, vimos muito fumo a sair do ecoponto dos papelões e tivemos intervenção logo de imediato”, conta Hugo Freitas a O MINHO, ainda mal refeito do susto.

“A primeira reação foi despejar alguns baldes de água, mas os cartões tinham químicos e aquilo começou a fazer labaredas incríveis que já estavam quase a atingir os dois carros que se encontravam estacionados ao lado, e também um pinheiro”, recorda.
A dupla foi, então, munir-se dos extintores do prédio que Hugo administra e conseguiram iniciar a extinção das chamas, sendo depois secundados pelos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, que completaram o apagar do fogo.

Hugo Freitas conta que foi a primeira vez que assistiu a algo do género e que também nunca tinha visto ecopontos incendiados na zona do Cabedelo, esperando que se tenha tratado de um mero descuido e acidente.
Entretanto, a PSP falou com os dois ‘heróis’ para registar o depoimento, de forma a tentar apurar o que esteve na origem do incêndio daquele equipamento.