Cerca de duas dezenas de empresas aceitaram o desafio lançado pela Câmara da Póvoa de Lanhoso no âmbito do projeto “Empresa Solidária, que visa promover obras para resolver as carências habitacionais de alguns agregados do concelho, foi hoje divulgado.
- Anúncio -
A assinatura dos protocolos foi feita com empresas da construção civil, que vão contribuir essencialmente com a doação de materiais para efetuar obras. Este compromisso entre a Câmara e as empresas foi formalizado em 02 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Este é um momento importante para a nossa comunidade. A adesão destas empresas superou as nossas expetativas e estou certo de que este exemplo vai ser seguido por outras entidades, empresas e cidadãos, em outras áreas”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.
A vereadora da Solidariedade Social, Fátima Moreira, os vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, pessoal técnico do Município e representantes das empresas aderentes também estiveram na sessão de assinatura destes protocolos.
O projeto “Empresa Solidária” tem como objetivo contribuir para a “eliminação da pobreza habitacional e assim melhorar a qualidade de vida e as oportunidades das famílias mais carenciadas, acompanhadas através dos serviços sociais do Município, que se revelem incapazes de suprir por meios próprios os respetivos problemas habitacionais”.
“Sendo a pobreza habitacional uma condição que é possível alterar, nem sempre estão disponíveis os mecanismos legais e financeiros que possibilitam a alteração desta condição”, refere a autarquia, em comunicado
Na oportunidade foram ainda dadas a conhecer as fases seguintes deste projeto, que teve apresentação pública no passado dia 17 de maio.
“Empresa Solidária” teve como ponto de partida a realização de um diagnóstico que levou à identificação de algumas situações que poderão ser intervencionadas no curto-prazo. A necessidade de intervir ao nível de telhados, de pinturas, de caixilharias, de louças e de acessos foram alguns dos problemas sinalizados.
As empresas que formalizaram a adesão a este projeto que apela à sua “responsabilidade social” irão contribuir sobretudo ao nível de cedência de materiais. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso também se compromete.
Da sociedade civil, também será aceite a participação de pessoas voluntárias, que, de forma individual ou coletiva, queiram envolver-se nesta “causa”.
“Todos temos o direito a uma habitação digna e porque, em conjunto, é possível melhorar a vida da comunidade e alterar positivamente o rumo das vidas dos nossos concidadãos”, conclui a Câmara.