Declarações dos treinadores do Gil Vicente, Ivo Vieira, e do AZ Alkmaar, Pascal Jansen, após o jogo da segunda mão do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Conferência Europa de futebol, disputado em Barcelos e que os neerlandeses venceram por 2-1:
– Ivo Vieira (Treinador Gil Vicente): “Esta foi a primeira experiência europeia no clube, em que objetivo inicial foi conseguido com sucesso, mas nesta eliminatória para o ‘play-off’ não foi ao encontro do que pretendíamos.
Queríamos ser mais competitivos na discussão do resultado e mais afirmativos na discussão da eliminatória. Fica uma experiência para os jogadores, que trabalharam imenso em prol de outro resultado. Apesar não termos conseguido passar esta ronda, conseguimos neste jogo aproximar as forças de ambas as equipas.
Os golos do adversário coincidiram com o momento em que tomámos a decisão acrescentar algo mais à equipa em termos ofensivos, e sofrer esses golos em três minutos acabou por colocar em causa o resultado que pretendíamos.
Na primeira mão, o resultado não espelhou a qualidade das duas equipas, e hoje demos uma outra resposta, mas o adversário acabou por ser mais eficaz.
Sabíamos que fazer cinco golos para mudar a eliminatória era quase impossível, mas estivemos muito perto de tirar um resultado positivo neste desafio.
Esta Liga Conferência está valorizada com a presença de muitas equipas de muita valia. Hoje, jogaram os dois quintos classificados dos respetivos campeonatos, mas que têm diferenças astronómicas em termos de orçamento.
Mas acho que lidar com essas diferenças vai ajudar as equipas portuguesas a crescerem e serem mais competitivas”.
– Pascal Jansen (Treinador AZ Alkmaar): “Os 20 minutos finais do jogo da primeira mão foram decisivos para passarmos eliminatória. Sabíamos que o Gil Vicente era uma boa equipa e que tínhamos de estar muito fortes neste jogo para poder seguir em frente na competição.
O objetivo principal de chegar à fase de grupos foi conseguido e agora vamos ver o que nos reserva o sorteio. Certo é que queremos chegar à fase a eliminar da prova”.