Seguir o O MINHO

Atletismo

S. Silvestre de Braga corre-se domingo com atletas de 17 nacionalidades

Inscrições ainda estão abertas.

em

Foto: Divulgação / CM Braga (Arquivo)

A S. Silvestre de Braga é um marco desportivo para a cidade e um evento extremamente importante a nível económico e turístico. As palavras são de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e foram proferidas durante a apresentação da 41.ª edição da prova, que sai para a estrada já no próximo domingo, dia 16 de dezembro, e onde são esperados milhares de participantes, segundo nota de imprensa enviada a O MINHO.

Foto: Divulgação

“Esta prova é a reafirmação de um momento que marca o calendário desportivo do concelho. A S. Silvestre de Braga é já um momento alto na vida da cidade e assume um papel relevante a nível económico e turístico, uma vez que atrai cada vez mais participantes de todos os pontos do país e até de outras nacionalidades”, referiu o Autarca, acrescentando que esta será “a melhor forma de finalizar um ano especial para Braga e para a programação da Cidade Europeia do Desporto”.

Até ao momento, estão inscritos atletas de 17 nacionalidades diferentes, e a organização espera atingir um novo recorde de participantes, uma vez que, é referido naquela nota, são cada vez mais os bracarenses a adoptarem a actividade desportiva como prática habitual no seu quotidiano.

“A marcha e corrida é algo que está completamente entranhado na generalidade da população bracarense. Actualmente vemos pessoas de todas as idades e que nunca tiveram uma prática desportiva regular, a praticarem desporto nas ruas da cidade e isso deixa-nos extremamente orgulhosos”, concluiu Ricardo Rio, apelando à compreensão dos bracarenses para os eventuais constrangimentos que uma prova desta natureza provoca.

Já Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município de Braga, destacou a enorme adesão que esta prova tem merecido por parte do bracarenses, mas também de participantes provenientes de outras localidades.

“Desde 2013 que temos vindo a aumentar o número de participantes ao ponto desta prova se afirmar no calendário desportivo nacional. Neste ano tão especial para Braga, tenho a certeza que os bracarenses vão aderir em massa e fazer deste momento uma festa do Desporto”, referiu.

Organizada em parceria com a Runporto, a São Silvestre de Braga irá contar com uma prova cronometrada de 10 quilómetros e uma caminhada de 5,7 quilómetros, sem fins competitivos. Com partida e chegada na Avenida Central, a prova percorre as ruas do centro histórico de Braga, numa altura em que a cidade está ornamentada e iluminada pelas decorações de Natal.

Foto: Divulgação

A competição contará com um grupo de atletas de elite dos quais se destacam Mihail Lalev (SC Braga), Rui Pedro Silva (Sporting), Daniel Pinheiro (S. Salvador do Campo), Filomena Costa (ACD Jardim da Serra), Marta Martins (SC Braga), ou Carlos Costa (S. Salvador do Campo), José Moreira (Sporting) e Emília Pisoeiro (Recreio Desportivo de Águeda).

As inscrições ainda decorrem online, no site da Runporto, sendo possível efectuar inscrições de última hora até sábado, dia 15, nas instalações do Inatel de Braga O levantamento dos kits de participante poderá ser feito a partir de Sábado, entre as 14:00 e as 19:00 horas e no domingo, dia da prova, entre as 10:00 e as 18:00, também nas instalações do Inatel de Braga.

EM FOCO

Populares