Rui Pinto diz que tem dado informações à Ucrânia

Pirata informático
Rui pinto diz que tem dado informações à ucrânia
Foto: DR / Arquivo

Durante o seu depoimento esta segunda-feira, Rui Pinto disse que tem dado informações à Ucrânia, no âmbito da invasão russa ao seu território.

Rui Pinto disse que tem “entregue informações aos serviços de inteligência ucraniana”, ao lado de terceiros.

“Temos feito análise de imagens de vigilância em sítios estratégicos, também interceção de comunicações rádio utilizadas pelo exército russo”, acrescentou.

“E o mais curioso é que isto é ‘open source intelligence’, fontes abertas. Um soldado ucraniano disse: ‘A nossa sorte é eles serem muito estúpidos”, afirmou.

O pirata informático está a prestar depoimentos e foi anunciado que foi constituído arguido em mais um processo.

Rui Pinto, de 33 anos, responde por um total de 90 crimes, pelo menos antes do novo processo revelado esta segunda-feira: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 07 de agosto de 2020, “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sc braga nas bocas do mundo após anúncio da entrada de dono do psg na sad

SC Braga nas bocas do mundo após anúncio da entrada de dono do PSG na SAD

Próximo Artigo
Mísseis caíram "muito próximo" da embaixada portuguesa em kiev

Mísseis caíram "muito próximo" da embaixada portuguesa em Kiev

Artigos Relacionados