Seguir o O MINHO

Desporto

Rosa Mota campeã de corta-mato no Europeu Masters

A campeã olímpica da maratona em 1988 foi a melhor do escalão mais de 60 anos

em

Foto: Facebook: ANAV - Associação Nacional Atletismo Veterano

Rosa Mota sagrou-se este domingo campeã da Europa na sua categoria no corta-mato dos Europeus Masters de atletismo, que estão a decorrer em Veneza, Itália.

A campeoníssima portuguesa, campeã olímpica da maratona em 1988, foi a melhor do escalão mais de 60 anos – tem 61 – e cumpriu os quatro quilómetros da prova em 15.14 minutos, à frente de Pauline Moran, da Irlanda (15.26), e de Maria Lorenzini, de Itália (16.24).

No total de todos os escalões, foi quarta, só superada por atletas veteranas mais novas.

Rosa Mota também está inscrita em Veneza nas corridas dos 10 quilómetros em estrada e também nos 10.000 metros.

Em Veneza, Portugal já assegurou, em quatro dias, um total de 20 medalhas, das quais 10 de ouro, ocupando o sexto lugar no quadro de medalhas.

Hoje, também foram campeões Bernardino Pereira (M80, 10.000 metros), Joaquim Figueiredo (M50, corta-mato) e a seleção de corta-mato de M50, com Joaquim Figueiredo, Domingos Barros e António Costa.

Os Masters europeus de atletismo prosseguem em Veneza até ao próximo domingo.

Anúncio

Futebol

Conheça o novo ‘braço-direito’ de Mourinho no Tottenham. Tem 30 anos e é de Barcelos

João Pedro Sacramento

em

Foto: Twitter

O novo adjunto de José Mourinho é João Pedro Machado Sacramento, natural de Barcelos, que passa a ser o novo braço direito do special one nos ingleses do Tottenham, com quem assinou contrato esta quarta-feira.

Adjunto de Marcelo Bielsa no Lille, JP (como é conhecido entre os amigos), de 30 anos, nunca treinou em Portugal, tendo feito a sua carreira no País de Gales e em França, onde foi também observador no Mónaco de Claudio Rainieri e Leonardo Jardim.

Depois de ter tirado o curso de treinador no Reino Unido, com apenas 20 anos, realizou várias teses e acabou por ser convidado para treinar os sub-15 do Cardiff, seguindo-se o Trefonen FC, onde exerceu funções como adjunto.

Aos 23 anos, e já depois de ter sido palestrante em várias conferências mundiais sobre futebol, foi convidado por Luís Campos, diretor desportivo do Mónaco em 2013, para assumir as funções de olheiro daquele clube, onde esteve três épocas.

Desempenhava, desde 2017, as funções de treinador adjunto do Lille, na Liga francesa de futebol, tendo orientado a equipa em seis jogos, quando Marcelo Bielsa esteve suspenso por uma viagem não autorizada.

É filho de Ernestino Sacramento, natural de Fão, Esposende, e conhecido membro de bandas de blues, cordas e percussão de Barcelos, entre as quais o grupo Cellos.

Substitui Rui Faria, outro barcelense

JP Sacramento ocupa o lugar, na equipa de Mourinho, deixado por outro barcelense, Rui Faria, eterno adjunto de Mou, que treina agora uma equipa do Qatar.

Mourinho recrutou ainda, no Lille, um novo treinador de guarda-redes (Nuno Santos), para substituir Silvino Louro que, avança a imprensa inglesa, não continuará na equipa do treinador.

Mantém-se na equipa técnica o observador português Ricardo Formosinho, o analista italiano Giovanni Cerra e o preparador físico colombiano Carlos Lalin Novoa, que trabalharam com o treinador no Manchester United.

José Mourinho assinou contrato com os ingleses até 2021, auferindo por época cerca de 17.5 milhões de euros. Embora o clube de Londres tenha sido finalista da Liga dos Campeões da época passada, este ano ocupa um alarmante 14.º lugar da geral na Premiere League.

Continuar a ler

Desporto

Presidente do FC Famalicão assume recandidatura

Jorge Silva deverá manter a mesma equipa diretiva

em

Foto: Divulgação

Jorge Silva, atual presidente da direção do Futebol Clube (FC) de Famalicão, assumiu, esta quinta-feira, a disponiblidade de se voltar a recandidatar ao cargo, nas eleições do próximo dia 19 de dezembro, por achar que “há ainda muito a fazer” no clube sensação da I Liga.

Citado pela rádio Cidade Hoje, o dirigente afirma que existem ainda muitos projetos que “estão a meio” e “muito para dar” ao clube e à cidade, daí a intenção de recandidatura para “terminar” o que a direção propôs.

Deverá ser acompanhado pelos atuais presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, e por grande maioria dos atuais diretores, que conseguiram recolocar no mapa o clube minhoto.

“Ainda estão a decorrer conversações, de forma geral, e podemos incluir novos elementos para tornar mais dinâmica a ação diária do clube que não pára de crescer”, afirmou.

Investir na formação e no futebol feminino é outra das prioridades de Jorge Silva. “Estamos a reforçar e a muscular este projeto para que ele atinja, quer no plano masculino quer no feminino, um patamar de excelência”, vincou.

Continuar a ler

Futebol

Já não há bilhetes para o Vizela-Benfica da Taça de Portugal

Festa da Taça

em

Foto: Divulgação

Os cerca de 6.000 bilhetes disponíveis para o jogo de sábado entre Vizela e Benfica, relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, esgotaram esta quinta-feira, informou o emblema vizelense, anfitrião do encontro.

“Já não existem ingressos para o jogo com o Benfica, referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O Estádio do FC Vizela irá, assim, registar casa repleta para o grande desafio da prova ‘rainha'”, lê-se numa nota publicada hoje à tarde na página oficial do clube minhoto na rede social Facebook.

O recinto onde joga o Vizela, equipa que comanda a Série A do Campeonato de Portugal, tem capacidade para 6.500 espetadores, mas os bilhetes disponibilizados para o embate com o líder da I Liga foram apenas 6.000, por “razões de segurança”, explicou à Lusa fonte oficial dos vizelenses.

O Vizela, que na atual edição da Taça já ultrapassou Pedras Rubras, Fontinhas e Casa Pia, recebe o Benfica, equipa que bateu o Cova da Piedade na ronda anterior, às 20:45 de sábado.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares