Rio Torto em Braga coberto por espuma branca

Poluição
Rio torto em braga coberto por espuma branca
Rio Torto. Foto: DR

O rio Torto em Braga ficou ‘tapado’ por uma espuma branca proveniente de descarga ilegal, como mostram imagens captadas no último domingo naquela linha de água, na freguesia de Panóias.

O PAN considera que em causa está a “destruição do rio Torto / ribeira de Panóias” e “de um ecossistema”.

“Esta situação já se arrasta há demasiado tempo e a sua resolução deveria ter sido assumida como uma prioridade há vários anos”, escreve o partido, considerando “incompreensível a leveza com que a Câmara Municipal tem tratado este verdadeiro atentado ambiental”.

Como O MINHO noticiou, em março a GNR detetou no rio Torto uma descarga de águas residuais que, depois de diversas diligências policiais, foi possível determinar a sua origem, tendo sido elaborado um auto de notícia pelo crime de poluição, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Braga.

Ainda recentemente, Os Verdes questionaram o Governo sobre uma descarga poluente caraterizada por odor “nauseabundo” na Ribeira de Panoias, também conhecido localmente como troço do rio Torto, que a população considera serem frequentes aos fins de semana naquele local.

A ribeira de Panoias, cujo afluente é o rio Torto, atravessa as freguesias de Palmeira, Dume, Frossos, Parada de Tibães, Panóias e Mire de Tibães.

Na questão dirigida ao Ministério do Ambiente, Os Verdes reclamam “a definitiva resolução deste atentado ambiental do qual resulta grave impacto sobre a qualidade de vida da população”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ministério público pede nulidade da decisão do juiz ivo rosa

Ministério Público pede nulidade da decisão do juiz Ivo Rosa

Próximo Artigo
Médico que denunciou alegado conflito de interesses afastado da turitermas em guimarães

Médico que denunciou alegado conflito de interesses afastado da Turitermas em Guimarães

Artigos Relacionados