Seguir o O MINHO

Braga

Rio apresentou “políticas públicas de sucesso” a centenas de autarcas de todo o país

em

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi um dos principais convidados da Convenção Nacional de Líderes Municipais para o Investimento e a Internacionalização, que se realizou segunda-feira, 27 de Julho, no Cine-Teatro de Pombal e que juntou largas centenas de autarcas e líderes municipais de todo o País.

No encontro, Ricardo Rio foi convidado a apresentar as “políticas públicas de sucesso”, implementadas em Braga, concelho que é hoje considerado um exemplo de sucesso a nível nacional.

A Convenção, organizada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), teve por objectivo contribuir para a divulgação das melhores práticas e políticas implementadas, que permitam atrair mais e melhor investimento para Portugal, assim como contribuir para a construção do melhor caminho para a internacionalização da economia nacional.

Tais passos tem sido dados, “de forma evidente e exemplar por cidades como Braga”, factor destacado neste encontro por Ricardo Rio, que apresentou as linhas essenciais de uma política de dinamização económica, de captação de investimento e de internacionalização, “como pilares da estratégia municipal na área económica”.

Ricardo Rio defendeu que estas políticas “permitem a criação de empresas e de mais e melhor emprego e que o resultado esperado deste trinómio será, sem dúvida, o estímulo decisivo a um novo ciclo económico local e regional”.

Nesta Convenção de Líderes, Ricardo Rio apresentou publicamente o exemplo da InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica do Município de Braga, referindo que Braga apresenta hoje, de forma integrada, “uma Agência de Dinamização Económica que agrega a Startup Braga e a Unidade de Feiras e Exposições”.

O Edil explicou que a dinâmica económica de Braga “carecia de uma estratégia clara e de uma articulação com os vários agentes do Concelho por forma a alavancar as empresas e trabalhar melhor a componente da atracção do investimento e o fomento do empreendedorismo”.

O presidente da Câmara Municipal defendeu que “os autarcas devem adoptar uma postura comercial e promover o território”. “É neste âmbito que vamos lançar já na próxima Sexta-feira, 31 de Julho, o GeoPortal Empresarial, uma ferramenta que resulta do levantamento de todas as empresas e actividades económicas nas zonas industriais do Concelho e que poderá ser consultada por potenciais investidores”, avançou.

O autarca Bracarense lembrou que “a Agência para a Dinamização Económica do Município aposta na credibilização e inovação junto de investidores e potenciais investidores nacionais e internacionais”.

Segundo Ricardo Rio, a InvestBraga é “um projecto inovador já que, pela primeira vez, Braga e a Região viram surgir uma agência que tem como foco potenciar o desenvolvimento económico da Região”.

No encontro de Pombal, o presidente da Câmara Municipal apresentou ainda os eixos centrais do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, que prevê um conjunto de medidas a implementar até 2026.

“Braga está projectada e pensada como uma grande metrópole europeia e como uma das mais importantes cidades portuguesas e ibéricas”, afirmou.

Ricardo Rio salientou que a estratégia passa por colocar Braga no Top 10 da Península Ibérica, consolidando a posição de 3.ª Cidade de Portugal a nível económico, cultural e de qualidade de vida, apresentar um índice de crescimento de 1% acima da media da Península Ibérica, ter uma geração líquida de pelo menos 500 novos empregos por anos e transformar Braga numa ‘Innovation City” com património milenar.

Além do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, Ricardo Rio deu conta do trabalho realizado junto do corpo diplomático residente em Portugal, através da promoção de visitas que têm permitido a identificação de oportunidades de investimento e cooperação com diversos países.

O edil deu ainda como exemplo o projecto dos “Embaixadores Empresariais” a criação do Espaço do Investidor que contempla uma via verde de tramitação dos projectos na Câmara Municipal.

Na área do emprego, o presidente da Câmara Municipal de Braga destacou o recente lançamento do programa ‘QualificaIT’, o mais recente projecto do Município que vai colocar 200 licenciados desempregados no mercado de trabalho em 2016.

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e com a Universidade do Minho, este programa conta com a adesão de mais 20 empresas e vai aumentar o número de quadros qualificados na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da reconversão profissional de licenciados inscritos no Centro de Emprego.

Populares