Futebol
Ricardo Soares diz que o Gil Vicente quer pontuar na “final” com o FC Porto
I Liga
em
O treinador Ricardo Soares disse hoje que o Gil Vicente tem que encarar como “uma final” a receção ao FC Porto, no sábado, na 22.ª jornada da I Liga de futebol, frisando a “ambição de conquistar pontos”.
Nas últimas cinco jornadas, o FC Porto empatou em quatro e só venceu em uma (Marítimo, fora, por 2-1), enquanto o Gil Vicente registou três derrotas, uma das quais na última ronda, em casa do Tondela (1-0), e duas vitórias.
Para a receção aos ‘dragões’, Ricardo Soares garantiu um Gil Vicente com uma “vontade enorme de ir a jogo” e com a “ambição de conquistar pontos”.
Na cauda da tabela, com apenas mais um ponto que os dois últimos classificados (Marítimo e Boavista), o Gil Vicente “tem que encarar todos os jogos até ao fim do campeonato como uma final” e o jogo com os portistas será, “certamente”, uma delas, frisou o treinador.
O FC Porto acabou de ser eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal pelo Sporting de Braga (derrota por 3-2, em casa, na segunda mão, na quarta-feira) e joga na terça-feira, em Turim, o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, diante da Juventus.
“A derrota é do FC Porto, não é do Gil Vicente, tem que ser analisada pelo FC Porto. Não podemos medir com exatidão o que vai acontecer. Sabemos é que é um jogo difícil e estamos preparados para ele, perante uma equipa que, mesmo nesses momentos, consegue arranjar uma motivação extra para dar a volta. Temos que ter coragem e pôr o FC Porto numa zona que não seja confortável para eles, ser assertivos e muito eficazes no ataque”, disse.
Apesar de ter jogado na quarta-feira com os bracarenses e, já na terça-feira, ter o importante desafio com a Juventus, Ricardo Soares não está à espera de poupanças por parte do técnico dos portistas, Sérgio Conceição, tendo recordado o jogo entre as duas equipas, há pouco mais de um mês (29 de janeiro), também em Barcelos, nos quartos-de-final da Taça de Portugal, então com vitória dos ‘dragões’, por 2-0.
O técnico lembrou que esse jogo também decorreu num contexto de uma grande densidade de jogos para as duas equipas “e não houve poupanças, o FC Porto colocou a melhor equipa”, o que espera que se repita.
Ricardo Soares deixou elogios ao FC Porto, “uma equipa muito agressiva à perda de bola, com vertigem e que ataca muito bem a profundidade”, destacando os laterais, os pontas-de-lança e, sobretudo, Taremi, “um finalizador nato”, e também Sérgio Oliveira, “um pensador, que sabe colocar a equipa nos vários ritmos de jogo”.
Sobre um eventual défice físico do FC Porto, o treinador dos gilistas preferiu notar que, quando o Gil Vicente teve uma densidade de jogos muito elevada, sentiu que a sua equipa teve “algumas dificuldades”, porque “não está habituada a esse registo”.
“Mas o FC Porto está habituado a jogar em várias frentes e de três em três ou de quatro em quatro dias. O FC Porto é extremamente forte e temos que estar a ‘top’ para minimizar as diferenças. Se estivermos num dia excelente, as coisas podem ficar mais equilibradas, mas temos que ter competência, capacidade de sofrimento, entreajuda e solidariedade para conseguir um bom resultado”, disse.
Questionado sobre se pondera utilizar um esquema com três centrais, como já o fez em outras ocasiões, o treinador respondeu que “cada jogo é um jogo”: “Temos dois sistemas de jogo, o 3x4x3 e o 4x3x3 e os jogadores estão identificados com os dois, as variantes são muito semelhantes”, disse.
Gil Vicente, 15.º classificado, com 19 pontos, e FC Porto, terceiro, com 45, defrontam-se a partir das 18:00 de sábado, no Estádio Cidade de Barcelos.
Leia Também
Benfica goleia em Paços de Ferreira e mantém diferença para o FC Porto
FC Porto reforça 2.º lugar com vitória em Tondela
Treinador do Rio Ave relata insultos e agressões no final do jogo com o Boavista
Treinador do Sporting confiante na vitória em Famalicão
Belenenses SAD procura corrigir último desaire e recuperar em Braga
Carlos Carvalhal admite que o Braga “já fez jogos melhores”
Reportagens da Semana


A feira de Barcelos nos anos 50 por um dos mais importantes fotógrafos portugueses
Artur Pastor retratou "a maior mostra regional susceptível de ver em Portugal"


Os bairros esquecidos de Guimarães
Reportagem


Lusodescendente de Braga ao lado de Bono e Penélope Cruz para vacinar países pobres
Covid-19
Populares
- Alto MinhoHá 1 dia
Relâmpago mata 68 cabras em Arcos de Valdevez
- Alto MinhoHá 2 dias
Quer entrar na nova novela da TVI? Procuram-se figurantes em Arcos de Valdevez
- Alto MinhoHá 1 dia
Produtor reage à morte de cabras: “É um terror, nunca vi disto em 40 anos de serra”
- BragaHá 1 dia
Obra do estádio de Braga decorreu sem acompanhamento arqueológico