Ricardo Salgado segue para julgamento por dois crimes de fraude fiscal

Processo relacionado com o Universo Espírito Santo
Ricardo salgado segue para julgamento por dois crimes de fraude fiscal
Foto: Lusa

O ex-presidente do Banco Espírito Santo Ricardo Salgado será julgado por dois crimes de fraude fiscal, num processo relacionado com o Universo Espírito Santo, avançou hoje o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

De acordo com a nota publicada pelo DCIAP, o Tribunal Central de Instrução Criminal “confirmou integralmente a acusação deduzida pelo Ministério Público” na passada sexta-feira. Em causa estão dois crimes de fraude fiscal qualificada, um dos crimes praticados em coautoria com o seu primo Manuel Espírito Santo, também arguido neste processo.

A investigação do Ministério Público, feita em conjunto com a Polícia Judiciária e com a Unidade dos Grandes Contribuintes, concluiu que Ricardo Salgado e Manuel Espírito Santo terão lesado o Estado português em quase 5,5 milhões de euros.

Este valor terá sido, segundo a acusação do Ministério Público, recebido por Ricardo Salgado e por Manuel Espírito Santo através do conhecido “saco azul” do Grupo Espírito Santo e não terá sido declarado.

A acusação foi deduzida em janeiro de 2024, tendo o Ministério Público referido na altura que as suspeitas estão relacionadas com a atribuição de honorários, através de entidades não residentes pertencentes ao Grupo Espírito Santo.

Este processo decorre de uma certidão extraída da acusação de 2020, relativamente ao processo principal sobre o BES e o GES, cujo julgamento começou no ano passado e está ainda em curso.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Produtores de leite pedem aumento do preço

Produtores de leite pedem aumento do preço

Próximo Artigo
Uminho cria lançadores suborbitais para reforçar investigação aeroespacial

UMinho cria lançadores suborbitais para reforçar investigação aeroespacial

Artigos Relacionados