Seguir o O MINHO

Região

Restaurantes e hotel do Minho premiados pelo mais prestigiado guia turístico nacional

Boa Cama Boa Mesa

em

A Cozinha, A Carvalheira, Pedra Furada, Ferrugem e Camo's Boutique. Fotos: DR

Quatro restaurantes e um hotel do Minho foram distinguidos pelo Boa Cama Boa Mesa, do jornal Expresso e SIC, o mais prestigiado guia de turismo em Portugal.

A Cozinha por António Loureiro, em Guimarães, detentor da única estrela Michelin do Minho, conquistou o mais alto galardão para restaurantes atribuído pelo Boa Cama Boa Mesa, o Garfo de Ouro.

Já o restaurante Ferrugem, de Famalicão, conquistou o Garfo de Prata.

Este ano, o guia Boa Cama Boa Mesa atribuiu a distinção “Mesa com Mérito”, com o objetivo de “identificar um projeto por cada distrito e região autónoma, a partir de diversos critérios, com foco no impacto regional e contribuição para o desenvolvimento local, promovendo a sustentabilidade e a economia circular”.

No distrito de Braga, o vencedor foi o restaurante Pedra Furada, localizado na freguesia com o mesmo nome, no concelho de Barcelos, um espaço liderado por António Herculano, onde é servido “o premiado ‘Galo recheado assado à moda de Barcelos’ que recebe carnes picadas, chouriço caseiro, farofa, vinho branco verde e condimentos, cozinhando lentamente no forno a lenha”, descreve o guia, que está a partir desta sexta-feira nas bancas.

No distrito de Viana do Castelo, a distinção foi para o restaurante A Carvalheira, em Ponte de Lima, uma “referência da gastronomia tradicional e do Alto Minho” onde se “Picam as ‘Favas com fumados’, as ‘Pataniscas de bacalhau’, o presunto de fino corte e os enchidos da terra”.

Por fim, na categoria de alojamento, o Carmo’s Boutique Hotel, em Ponte de Lima, ganhou a Chave de Prata.

Populares