Responsável do COI afirma que nada pode impedir realização dos Jogos Olímpicos

Covid-19
Responsável do coi afirma que nada pode impedir realização dos jogos olímpicos

O vice-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) afirmou hoje que nada poderá impedir os Jogos Olímpicos de Tóquio de se realizarem como planeado, apesar do atual surto de covid-19.

Questionado pela agência de notícias France-Presse sobre se era possível existir um cenário que impedisse a realização de Tóquio2020, previsto para arrancar em julho, no Japão, John Coates respondeu: “Não, não é”.

O responsável indicou que esta tinha sido a mensagem que o primeiro-ministro do Japão transmitiu ao Presidente dos Estados Unidos há duas ou três semanas e também a que continua a transmitir ao COI.

“Estamos a trabalhar com ele sobre todas as medidas de segurança. Está a avançar”, sublinhou Coates.

Em abril, Yoshihide Suga manteve conversações com Joe Biden, durante as quais salientou que o Japão estava a fazer todos os possíveis para conter a pandemia da covid-19 e realizar os jogos “em segurança”.

Na sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse ter confiança no Comité Olímpico Internacional, no Japão e na cidade anfitriã Tóquio para fazer as escolhas certas na gestão da pandemia.

Aos jornalistas em Sydney, Coates afirmou: “Passámos o primeiro semestre do ano passado a identificar todos os piores cenários (…) passámos os seis meses seguintes a identificar as medidas para lidar” com a crise sanitária.

Na quinta-feira, os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram um acordo com o COI para fornecer vacinas covid-19 aos atletas e às delegações de todos os países participantes nos Jogos Olímpicos.

“Fizemos um trabalho incrível nos procedimentos para garantir a segurança dos atletas … que agora são reforçados pelo acesso às vacinas”, acrescentou Coates.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este ano devido à pandemia de covid-19, decorrem entre 23 de julho e 08 de agosto.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

Próximo Artigo
Fundos comunitários para os biscainhos dependentes de associação de reformados da tub

Fundos comunitários para os Biscainhos dependentes de associação de reformados da TUB

Artigos Relacionados