Seguir o O MINHO

Região

Resgatado de helicóptero do PNPG após uma queda

em

Um homem com 28 anos foi esta tarde resgatado pelos bombeiros  e levado de helicóptero do INEM para o Hospital de Braga depois de ter sofrido uma queda no Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG).

Segundo foi possível apurar pelo O MINHO, o jovem encontrava-se numa atividade de lazer numa zona conhecida por “Sete Lagoas”, freguesia de Cabril, no concelho de Montalegre.

Hernâni Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto (BVS), referiu que “o alerta foi perto das 15:00 horas e a queda deu-se numa zona de difícil acesso”.

“Os operacionais demoraram cerca de uma hora, percorrendo um caminho de terra batida. Depois fomos a pé por uma zona montanhosa cerca de 20 minutos”.

A vítima foi estabilizada pelos BVS e equipa médica do INEM, sendo de seguida transportada de helicóptero para o Hospital de Braga.

“Tem ferimentos ligeiros”, disse fonte hospitalar ao O MINHO.

O resgate colocou no Teatro de Operações os BVS e Bombeiros de Montalegre, assim como a SIV de Montalegre e o helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros.

Anúncio

Braga

Motociclista ferido após acidente em Braga

Em Crespos

em

Foto: O MINHO

Um homem, de 64 anos, sofreu ferimentos na sequência de uma colisão com um automóvel, a meio da tarde deste domingo, em Crespos, concelho de Braga.

A vítima seguia na EN 205 quando se deu a colisão, por circunstâncias ainda não apuradas.

No local estiveram os Bombeiros Sapadores e a equipa médica da VMER de Braga.

O acidentado foi transportado para o hospital local com ferimentos num braço, sendo considerado “ferido ligeiro”, disse fonte do CDOS.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Região

Pandemia pode ‘disparar’ número de turistas no Parque Nacional Peneda-Gerês

Turismo

em

Foto: Gonçalo Barros

A diretora regional do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) afirmou hoje esperar um “maior número de visitantes” nas áreas protegidas e no Parque Nacional da Peneda-Gerês durante a época de verão.

“Temos a consciência de que vamos ter um maior número de visitantes, porque se percebe que este ano não haverá tantas saídas para o estrangeiro, portanto, é natural que as nossas áreas protegidas sejam alvo de maior procura”, afirmou Sandra Sarmento.

Em declarações à agência Lusa, no seguimento de uma visita promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), por vários locais de interesse da região, a diretora regional do Norte do ICNF salientou que, face ao “aumento significativo” de visitantes, foi reforçado o acompanhamento da visitação.

“Hoje, temos três equipas neste trajeto que é o mais visitado e uma zona muito sensível do nosso parque que é a mata de Albergaria, sendo que no parque todo temos 19 vigilantes”, esclareceu.

Além do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural do Montesinho, o Parque Natural do Litoral Norte, o Parque Natural do Alvão e o Parque Natural do Douro Internacional integram a Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Segundo Sandra Sarmento, no último ano, foram contabilizadas perto de 100 mil visitantes no Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo que este número é apenas representativo daqueles que se dirigem aos “centros interpretativos do parque e portas de entrada das áreas protegidas”.

O controlo das entradas das áreas protegidas, que impede a paragem no troço da mata da Albergaria e tem um custo de 1,5 euros, começa esta segunda-feira e vai decorrer até ao dia 30 de setembro.

No âmbito desta iniciativa, os vigilantes da natureza, além de acautelarem os visitantes para a proteção dos ‘habitats’, vão distribuir “panfletos sobre os cuidados de higiene e segurança a ter na visitação do parque” relativamente à covid-19.

“Estamos obviamente empenhados para que as coisas corram bem e tudo faremos para que isso aconteça no que estiver dentro do nosso alcance e, naturalmente, das nossas responsabilidades”, garantiu.

Também o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, salientou a necessidade de se continuar a “preservar” o Parque Nacional da Peneda-Gerês, um património que considerou ser “de todos”.

No âmbito desta visita à região, o presidente do TPNP, Luís Pedro Martins já tinha defendido que esta fase de desconfinamento é a “grande oportunidade” para os quatro “subdestinos” da região mostrarem aquilo que têm de melhor aos turistas nacionais.

Em Portugal, morreram 1.410 pessoas das 32.500 confirmadas como infetadas, e há 19.409 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Colisão com dois feridos graves corta estrada Barcelos-Viana

Acidente

em

Foto: DR

Uma colisão rodoviária provocou o corte total da EN 103, entre Alvarães e São Romão do Neiva, concelho de Viana do Castelo.

Há registo de dois homens com ferimentos graves, com idades compreendidas entre os 66 e os 70 anos.

No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Viana, a Cruz Vermelha de Neiva, a VMER de Barcelos e a GNR.

O alerta foi dado cerca das 17:30.

Continuar a ler

Populares