País
Recuperação parcial da economia interrompida em novembro e dezembro
Segundo o Instituto Nacional de Estatística
em

Os meses de novembro e dezembro de 2020 marcaram uma “interrupção da recuperação parcial” da atividade económica observada desde maio, embora a confiança dos consumidores e o clima económico tenham melhorado no último mês do ano, informa o INE.
“Em Portugal, não considerando médias móveis de três meses, a informação disponível para novembro e dezembro revela uma interrupção da recuperação parcial da atividade económica observada desde maio. No entanto, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em dezembro face ao mês anterior”, lê-se na Síntese Económica de Conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE), que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia.
Segundo o INE, “o mesmo sucedeu com os indicadores de confiança na indústria transformadora, na construção e obras públicas e, de forma ligeira, no comércio”, tendo a exceção ocorrido nos serviços, em que o indicador diminuiu.
Novembro é apontado pelo INE como tendo sido, no quarto trimestre de 2020, “o mês mais negativo para a atividade económica”.
O indicador de atividade económica registou um nível próximo ao observado no mês anterior (-1,7 pontos, face aos -1,8 pontos de outubro), suspendendo o perfil de recuperação observado entre abril e setembro, após ter registado o mínimo da série em abril, refere.
Por sua vez, o indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos às empresas, já disponível para dezembro, aumentou ligeiramente (situando-se nos -0,1 pontos], após ter interrompido no mês anterior o perfil de recuperação observado desde maio.
Entre os indicadores analisados, o INE recorda que o montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco registou, em termos homólogos, reduções de 11,8% e 7,8% em novembro e dezembro, respetivamente (decréscimo de 6,3% em outubro).
Já as vendas de veículos automóveis caíram em dezembro 19,6% nos automóveis ligeiros de passageiros, 19,1% nos comerciais ligeiros e 15,7% nos veículos pesados (-27,9%, -1,4% e +16,7% em novembro, respetivamente).
O INE reporta também que, de acordo com as estimativas mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, situou-se em 7,2% em novembro, menos 0,3 pontos percentuais do que em outubro (8,1% em agosto de 2020 e 6,7% em novembro de 2019).
A taxa de subutilização do trabalho foi de 14,0%, menos 0,9 pontos percentuais do que no mês anterior (12,5% no período homólogo de 2019), e a estimativa da população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, diminuiu 0,9% em termos homólogos (taxa de -1,7% em outubro), mas aumentou 0,6% face ao mês anterior.
Em 2020, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual nula (0,3% em 2019) e uma variação homóloga de -0,2% em novembro e dezembro.
Quanto ao índice de preços na produção da indústria transformadora, apresentou em dezembro uma taxa de variação homóloga de -4,9% (-5,2% no mês anterior), excluindo a componente energética, de -0,8% em novembro e dezembro.
Na Área Euro (AE), em dezembro o indicador de sentimento económico da aumentou, “quase compensando” a diminuição registada em novembro, e o indicador de confiança dos consumidores “recuperou significativamente”, após ter diminuído nos dois meses anteriores.
Os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 8,8% e 13,9%, respetivamente (5,8% e 5,7% em novembro).
Leia Também
Ponte de Lima vacinou 330 idosos e 418 doentes graves em dois dias
Pandemia já causou mais de 2,5 milhões de mortos no mundo
837.887 vacinas administradas em Portugal desde 27 de dezembro
Melgaço já vacinou 407 idosos e doentes crónicos
Freguesia de Braga junta empresas e desempregados em bolsa de emprego
Preço dos combustíveis aumenta pela 16.ª semana consecutiva
Reportagens da Semana


Vacinação em Monção: Manuel, de 95 anos, está “aliviado”. Zezinha quer vencer o vírus
Covid-19


Com mais de 180 anos de história, Casa Valença encerra e deixa saudade em Viana
Devido à idade avançada dos proprietários


Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Economia
Populares
- PaísHá 21 horas
Segundo prémio do Euromilhões, de 2,5 milhões de euros, saiu em Portugal
- BragaHá 1 dia
Gasolineira de Braga procura assaltantes
- PaísHá 2 dias
Marcelo afasta desconfinamento e avisa: Temos “mais umas semanas de sacrifícios pesados”
- Viana do CasteloHá 2 dias
Com mais de 180 anos de história, Casa Valença encerra e deixa saudade em Viana