Raríssimo “batmobile” avistado na A28

Foi o primeiro carro de alto desempenho produzido pela famosa divisão M da BMW em 1971 e recebeu a alcunha de “Batmobile”, por alegadamente ter sido inspirado no carro do super-herói da DC Comics.

Trata-se do 3.0 CSL, um modelo leve de homologação equipado com uma série de preparações para corrida. O CSL (que significa Coupe Sport Lightweight) teve produção limitada de apenas 1.265 exemplares e só foi fabricado pelo construtor alemão até 1975.

Uma curiosidade é que as ‘asas’ do carro vinham desmontadas, por não serem permitidas nas estradas alemãs, fazendo com que tivesse que ser o comprador a instalar esse apetrecho aerodinâmico.

Neste exemplar, fotografado à saída da autoestrada A28, que liga Porto e Viana do Castelo, vemos um dos modelos com ‘asas’ que lhe valeram o epíteto de Batmobile, destacando-se tanto na pista como na estrada.

Foto: redes sociais

Este é um dos raríssimos exemplares construídos desta forma para poder circular tanto em estrada como no campeonato europeu de Turismo.

Na sua versão original, tem injeção de combustível de 3.2 litros, com o motor a debitar mais de 300 cavalos de potência e transmissão manual de 4 velocidades.

Estes CSLs eram carros de competição muito capazes, constantemente vencedores no Campeonato Europeu de Carros de Turismo e também na IMSA nos Estados Unidos durante a década de 1970.

Segundo pesquisa efetuada por O MINHO, a última transação pública de um modelo deste género foi realizada pela leiloeira Sotheby’s, com o exemplar a ser vendido por 286 mil euros.

Outro exemplar deste género, mas em avançado estado de degradação e alojado numa sucata, foi vendido recentemente por cerca de 45 mil euros.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Pedro Neto eleito melhor em campo contra o Manchester City (e elogiado por Guardiola)

Próximo Artigo

Vitória procura manter-se na corrida pelos lugares europeus

Artigos Relacionados
x