O município de Vieira do Minho anunciou hoje a realização do rally de Vieira do Minho, em 29 e 30 de março.
“Está previsto no final de março uma grande atividade que é o rally de Vieira do Minho. Um rally que vamos potenciar, ainda mais, o seu crescimento. Como é sabido, este ano a FIA [Federação Internacional do Automobilismo] e o ACP [Automóvel Clube de Portugal] decidiram não trazer o rally de Portugal para o troço da mítica Serra da Cabreira, infelizmente. Vamos fazer uma aposta mais forte no rally de Vieira do Minho, que já é uma tradição, com uma dupla passagem e uma superespecial, no parque dos moinhos”, explicou António Cardoso Barbosa (PSD), em conferência de imprensa.
O autarca mostrou-se esperançado que em 2025 o rally de Portugal “regresse” a Vieira do Minho.
Foi hoje também apresentado o programa “Sentir Vieira 2024”, que contempla várias atividades desportivas, agrícolas e culturais ao longo do ano, num investimento a rondar o meio milhão de euros.
Em abril, o município está a preparar “um programa enriquecido” para celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974.
A 18 de maio está prevista a realização do segundo raide de cavalos garranos, com o objetivo de “potenciar uma raça autóctone” e típica daquela região, num evento que a autarquia pretende fazer crescer.
No primeiro fim de semana de junho, 01 e 02 de junho, vai decorrer no parque dos moinhos mais uma edição da Agroveira, feira de agricultura que vai juntar no mesmo espaço o tecido agrícola e pecuário do concelho.
António Cardoso Barbosa adiantou ainda que entre 19 e 21 de julho realizar-se-á a feira mostra do associativismo, enquanto em agosto repete-se a semana do emigrante que culminará, no domingo, 11 de agosto, com o festival de folclore.
Em setembro, o autarca anunciou a realização da desfolhada, tradição que está a ganhar “cada vez mais expressão”, sendo um evento de promoção turística do concelho e da região, que tem vindo a atrair cada vez mais pessoas, que se deslocam para ver esta recriação.
A feira da Ladra está agendada, como habitualmente, para o primeiro sábado de outubro.
Para dezembro, o município tem previsto a iniciativa lagar tradicional, que visa recriar a moagem da azeitona, evento que também tem atraído cada vez mais visitantes a Vieira do Minho.
“Trata-se de um programa diversificado e considerável ao longo do ano. Temos um concelho e associações muito dinâmicas, que são um fator de desenvolvimento do concelho”, sublinhou António Cardoso Barbosa.
Questionado sobre o orçamento para o programa “Sentir Vieira 2024”, o autarca referiu que todas as atividades e ações a realizar durante este ano ”rondam o meio milhão de euros”.