O Rali de Viana do Castelo, que decorria hoje à noite e amanhã durante todo o dia, foi cancelado por falta de garantia de segurança, acabou de anunciar a Câmara local.
De acordo com a autarquia, em comunicado conjunto com o Clube Automóvel de Santa Tirso, entidade organizadora do evento, “a apenas 30 minutos do início da prova, a GNR rejeitou as garantias de segurança apresentadas pela organização e a presença de militares no terreno para segurança do público”.
Contudo, pelo que foi possível apurar no local, os carros encontram-se a fazer perícias em frente ao Campo da Senhora d’Agonia, conforme estipulado, mas a jurisdição de segurança, nesse local, pertence à PSP.
Após contacto de O MINHO, fonte da organização explicou que a prova de hoje decorrerá na mesma até às 23:00 horas, conforme estipulado pelo programa, mas não terá continuidade durante o dia de amanhã.
Nesta que é a décima edição do evento, havia um número recorde de nove provas, sendo esperados pelo menos uma dezena de participantes locais, tendo o rali cerca de 80 pilotos assegurados.
Esta noite realiza-se a super-especial, entre as 21:00 e as 23:00, com três bancadas de entrada gratuita no Campo d’Agonia para assistência. A prova acontece entre o Santuário da Senhora da Agonia e a Avenida do Campo do Castelo.
O Município e o CAST lamentam a decisão que, dizem, “foi tomada mesmo depois de diversas tentativas e depois de garantido o aumento da segurança e o reajustamento das provas especiais de classificação”.
“Assim, a prova vai ter que ser adiada para data a anunciar. A todos os amantes do rali de Viana é um até já, não é um adeus”, refere a nota enviada à imprensa.
O percurso do Rali de Viana delineado para este ano tinha um total de 263,4km, dos quais 77,2km cronometrados.
Notícia atualizada às 23h04 com informação da autarquia, prestada a O MINHO, relativamente à prova desta noite, que continua a decorrer.