Rádio escolar para promover inclusão de alunos surdos vence Orçamento Participativo Jovem de Braga

Três propostas receberam 75 mil euros
Rádio escolar para promover inclusão de alunos surdos vence orçamento participativo jovem de braga

Equipar uma sala técnica de rádio, divulgar a prática do boxe olímpico como forma de combater o insucesso escolar, a exclusão e o bullying, e a realização de um festival destinado a animais foram as três propostas vencedoras do Orçamento Participativo dirigido e decidido pelos jovens do concelho de Braga, foi hoje anunciado.

Nesta edição do “Tu Decides” votaram 3.878 jovens que, desta forma, decidiram o destino a dar aos 75 mil euros que o Município de Braga alocou a esta iniciativa.

O projeto mais votado, com 670 votos, foi o “DonaRadio 2.0”. O objetivo é equipar uma sala técnica de rádio, com equipamento de distribuição interna e externa de som e imagem, para difusão da Rádio Escolar.

“Sendo a Escola D. Maria II referência no ensino bilingue para alunos surdos, com este equipamento o objetivo é propiciar a integração e a inclusão dos alunos com deficiência auditiva, promovendo a participação e o envolvimento de todos, nomeadamente através da tradução dos conteúdos orais para língua gestual portuguesa, que será projetada em vários espaços físicos da escola em ecrãs plasma”, explicou a Câmara em comunicado.

Na segunda posição ficou “Das ruas para o ringue”, com 531 votos. Pretende criar no Município de Braga uma rede de apoio para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais, através da modalidade do boxe olímpico. Pretende-se que, através desta rede, se possam trabalhar valores de cidadania junto dos mais novos, assim como criar um meio para combater o insucesso escolar, a exclusão social e o bullying, tanto nas escolas como em todos os bairros da cidade.

Os animais abandonados também foram contemplados, com um projeto que foi o terceiro vais votado (494 votos). A proposta “Animais abandonados: O lado sombrio da cidade” pretende realizar um festival para celebrar a vida animal, promovendo a consciencialização e o respeito pelos animais.

O festival contará com o desenvolvimento de várias atividades, nomeadamente um mercado animal, onde se poderão encontrar artigos variados para os animais de estimação; uma exposição fotográfica de animais selvagens e domésticos; palestras e oficinas; um passeio animal; e um jantar beneficente com pratos vegetarianos e veganos. A receita arrecadada com o evento reverterá a favor de uma organização de proteção animal.

No total foram apresentadas 25 propostas, das quais 23 passaram à fase de votação. Na apresentação dos projetos vencedores, realizada esta terça-feira, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, sublinhou a importância do Orçamento “Tu Decides!” como forma de promover uma cidadania activa e participada por parte dos jovens bracarenses.

Sameiro Araújo destacou ainda a “diversidade e qualidade dos projetos apresentados”, assim como a “forte adesão dos jovens ao processo de votação, quer online, quer na votação presencial em 17 escolas”.

Promovido pelo Município de Braga em cooperação com o Conselho Municipal da Juventude, o Orçamento “Tu Decides!” é uma iniciativa de “natureza participativa, que desafia os mais jovens do concelho a apresentarem as suas ideias e projetos, estimulando a democracia participativa e impulsionando o contributo dos mais jovens para o desenvolvimento da sai cidade”.

Para o “Tu Decides!” está disponível o montante global de 75 mil euros, que serve de alavanca para que os jovens se mobilizem e pensem de que forma é que o Orçamento Participativo Jovem pode contribuir, através das suas ideias e projectos, para melhorar algo na sua zona de residência, na sua comunidade, na sua cidade.

No orçamento “Tu Decides!” participam os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos que sejam residentes, estudantes e/ou trabalhadores no concelho de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Grupo casais, de braga, constrói primeiro hotel híbrido de madrid

Grupo Casais, de Braga, constrói primeiro hotel híbrido de Madrid

Próximo Artigo
Marcelo pede que não se generalize “ato isolado” que fez dois mortos no centro ismaili

Marcelo pede que não se generalize “ato isolado” que fez dois mortos no Centro Ismaili

Artigos Relacionados