A unidade de industrialização offsite do Grupo Casais, de Braga, é a responsável pela produção e exportação de componentes de um novo Hotel B&B localizado em Madrid, anunciou a empresa, informando que a primeira pedra foi lançada há duas semanas, demonstrando “compromisso da Casais em expandir-se no mercado espanhol e fortalecer a sua presença global”.
A primeira pedra do novo hotel na capital espanhola foi lançada em 14 de março, e a obra é a primeira naquele país em formato de construção híbrida, com madeira e betão. O hotel terá 120 quartos e, segundo a construtora minhota, inicia “uma nova geração de edifícios sustentáveis no país vizinho”.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, sublinhou na altura a “parceria de sucesso” com a rede de hotéis, uma vez que este é sexto B&B que a empresa constrói e, em breve, vão anunciar o sétimo, também em Espanha. O projeto para este tipo de hotéis é fundado numa “solução industrializada e híbrida de madeira e betão, com estrutura e fachadas pré-fabricadas”, de nome CREE. As casas de banho e parte das redes e instalações especializadas também são pré-fabricadas.
O anúncio da construção do novo hotel, em comunicado, surge a propósito da visita do secretário de Estado da Internacionalização, na segunda-feira, à sede da construtora, em Mire de Tibães, concelho de Braga, e da “construção mais amiga do ambiente, capaz de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, pelo uso de madeira de engenharia e apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional”.
Para o grupo, “esta visita é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela empresa e da importância da atividade internacional para o seu sucesso”, dando conta de uma “parceria com a secretaria de Estado da Internacionalização” para “contribuir para o desenvolvimento das PMEs portuguesas, não só no que se refere à internacionalização da sua atividade, mas também em relação à adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente”.
O Grupo Casais, de acordo com a descrição no seu portal, tem como princípio a durabilidade, promovendo a construção de infraestruturas resilientes, a industrialização inclusiva e sustentável e a inovação.
A empresa, que foi criada em 1958 em Mire de Tibães, Braga, e onde ainda mantém a sede, é hoje uma das maiores empresas de construção em Portugal, mantendo o também o seu cariz familiar. Atualmente, opera em 17 países e, em 2022, ganhou pela 5.ª vez o Prémio Construir de Melhor Construtura em Portugal, bem como o 3.º lugar como Best Place to Work. Fechou o ano de 2022 com um volume de negócios agregado de mais de 682 milhões.