Quer ser guarda-freio? Elevador do Bom Jesus está a recrutar

Oportunidade
Foto: DR / Arquivo

O Santuário do Bom Jesus, de Braga, lançou ontem uma vaga de emprego para guarda-freio/operador do elevador.

A instituiçao pretende “reforçar os quadros” com a chegada da “época alta” e, por isso, procura uma pessoa com “perfil jovem, dinâmico e responsável”.

A candidatura pode ser enviada para o e-mail para [email protected] com o CV em anexo.

Os interessados deem colocar no assunto “candidatura elevador” e partilhar todas as informações que considerar pertinentes.

Inaugurado em 1882

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 23 de maio de 2013, o elevador do Bom Jesus foi mandado construir pelo empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes e é o primeiro do género construído na Península Ibérica, tendo sido inaugurado em 1882.

Movido ao que agora chamados de energia limpa, não recorre a água da companhia pública bem sequer necessita de sistemas elétricos, uma vez que é movido apenas graças à agua das nascentes e minas do Bom Jesus, através da força motriz das águas.

O sistema passa por duas cabines ligadas entre si, com um depósito de água cada uma. Conforme o elevador sobe, o peso da água transita para o lado oposto, permitindo a deslocação. Contudo, é necessário adaptar o volume da água ao número de passageiros que cada carruagem transporta ao longo dos 100 metros de desnível.

É responsabilidade da autarquia desde 1914 e atualmente explorado pela Confraria do Bom Jesus. De acordo com o que se pode ler no portal da Câmara de Braga dedicado a este “elevador”, o funicular está assente “sobre plano inclinado, e é composto de duas cabinas que se movem sobre carris ligadas entre si por um cabo”.

“Servindo de contrapeso uma a outra, as duas cabinas sobem e descem alternada e simultaneamente ao longo de duas vias paralelas num percurso de cerca de 274 metros. Cada cabina tem capacidade para trinta e nove pessoas, incluindo o condutor”, pode ler-se.

Atualmente, este é o mais antigo funicular deste tipo em atividade em todo o mundo.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Quase 850 jovens entre os 16 e 18 anos casaram em Portugal entre 2017 e 2023

Artigos Relacionados
x