A PSP vai reforçar a vigilância na noite de S. João em Braga, esta quarta-feira, para garantir o cumprimento das regras vigentes no âmbito da pandemia de covid-19. Pelo segundo ano consecutivo, a noite sanjoanina realiza-se em contexto pandémico. Esperando-se que muitos celebrem em casa, a polícia está preparada também para um aumento do número de solicitações devido à lei do ruído.
“Este ano, por via desta pandemia, não temos nada de grandes festividades, contudo, como sabemos que é um dia em que as pessoas saem à rua, é óbvio que temos preocupações acrescidas e temos mais gente logo à noite a trabalhar”, adianta O MINHO o comissário Fernando Rabaldinho.
“O serviço de logo à noite está reforçado para tentar garantir que as pessoas não se esqueçam que estamos num estado de calamidade e que cumpram as regras em vigência: o uso da máscara, o afastamento social e o não consumo de álcool na via pública. Por isso vamos estar hoje na rua com algum peso”, salienta o comandante da Divisão de Braga da PSP.
Centro será a zona mais vigiada
Pese embora não haver eventos à noite e de ser expectável que a maior das pessoas permaneça em casa, a PSP prevê que quem decidir sair fará “o percurso que fariam se houvesse um São João normal”. Ou seja, entre a Avenida Central, Praça da República, Avenida da Liberdade e Parque da Ponte. “Essa será a nossa principal incidência”, adianta
Tendo em conta que muitos celebrarão a noite de S. João, véspera de feriado em Braga, em residências particulares, a PSP tem preparado “um reforço” para o previsível “maior número de chamadas por causa da lei do ruído”, salienta o comissário.
Por isso, a PSP apela a que as pessoas celebrem o São João em casa mas que “tenham cuidado” e “respeitem a lei do ruído”. “A partir das 23:00 têm que respeitar a vizinhança. Sabemos que é uma noite de festa mas não pode prejudicar o descanso de quem está ao lado”, salienta Fernando Rabaldinho.
Relativamente aos cafés e restaurantes, e porque Braga não avançou no desconfinamento devido à elevada incidência de casos de covid-19, estes têm que fechar às 22:30 (a partir desta hora, a restauração pode funcionar apenas em take-away). Esta é uma situação para a qual a PSP já tem vindo a reforçar a vigilância, sobretudo na zona dos bares da Universidade do Minho, e sê-lo-á igualmente nesta noite de S. João.
“Temos uma equipa de fiscalização atenta e para essa situação também temos a colaboração da Polícia Municipal”, conclui o comissário.
Organização pede às pessoas que celebrem o S. João em casa
A associação organizadora do S. João de Braga aconselhou “a todos os que queiram assinalar a data fazer nas suas próprias casas, respeitando todas as normas e recomendações dadas pela Direção Geral da Saúde”.
“Este é um ano de celebrar o São João de Braga, sem o festejar. É possível desde logo consultar a programação do São João de Braga, para os dias 23 e 24 junho, na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt. Mais uma vez a Associação sublinha que é importante respeitar todas as diretrizes para que este seja uma preparação das Festas do próximo ano”, salienta a associação em comunicado.
A noite de São João de Braga não terá espetáculos. O único evento do dia acontece às 18:30 desta quarta-feira, com um concerto intimista de Daniel Pereira Cristo. Inicialmente pensado para domingo, 20 de junho, o concerto foi adiado devido às previsões meteorológicas. De entrada gratuita, o espetáculo terá lugar nos jardins do Museu dos Biscainhos.