PSP, GNR e SEF com oficiais de direitos humanos desde abril

Monitorização do plano de prevenção de discriminação nas polícias
Psp, gnr e sef com oficiais de direitos humanos desde abril
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os oficiais de direitos humanos da PSP, GNR e SEF estão em funções desde abril e têm estado a trabalhar com a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) na monitorização do plano de prevenção de discriminação nas polícias.

Numa entrevista conjunta à agência Lusa para fazer um ponto de situação da execução do Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança, aprovado em março, a inspetora-geral da administração interna, Anabela Cabral Ferreira, e o subinspetor-geral, José Vilalonga, avançaram que os três oficiais de direitos humanos já estão nomeados desde abril e “é com eles que a IGAI tem trabalhado para a execução do plano”.

Os oficiais de direitos humanos na PSP, GNR e SEF têm como função acompanhar e monitorizar em cada uma destas polícias o plano e fazer a articulação com a IGAI e foram nomeados pelas respetivas hierarquias.

“São um interlocutor que internamente vão acompanhando as questões, identificando os problemas, colhendo e monitorizando queixas que depois são debatidas neste fórum criado no âmbito do plano”, disse José Vilalonga, precisando que a IGAI tem estado a trabalhar com os oficiais de direitos humanos durante este ano “intensivamente com várias reuniões para concretizar o plano” e para levarem as medidas para dentro de cada instituição.

O subinspetor-geral, que é o interlocutor da IGAI com as forças e serviços de segurança para a execução do plano, afirmou ainda que estes oficiais “têm uma competência interna e externa de serem interlocutores entre forças de segurança e com a IGAI nestas matérias dos direitos humanos e discriminação”.

O comissário Hugo Guinote é o oficial de direitos humanos na PSP, a inspetora Mónica Girão está no SEF e o tenente-coronel Paulo Poiares ocupa esse cargo na GNR.

O plano, que define áreas de intervenção, objetivos e medidas específicas relacionadas com o recrutamento, formação e atuação dos elementos das forças de segurança, foi elaborado pela IGAI e contou com a participação da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Autotestes feitos sob vigilância em estabelecimentos permitidos até 02 de janeiro

Autotestes feitos sob vigilância em estabelecimentos permitidos até 02 de janeiro

Próximo Artigo
Astrazeneca diz que terceira dose da sua vacina aumenta anticorpos contra a ómicron

Astrazeneca diz que terceira dose da sua vacina aumenta anticorpos contra a Ómicron

Artigos Relacionados