Vários adeptos do clube de futebol croata Hadjuk Split arremessaram na noite de terça-feira cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães, confirmou hoje à Lusa a PSP.
De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), tratou-se de “um pequeno incidente sem quaisquer consequências ou danos físicos ou patrimoniais, até ao momento”.
“Foi uma alteração momentânea de um grupo de adeptos”, salientou fonte da PSP.
À Lusa, a PSP adiantou, pelas 00:40 de hoje, não haver detidos, acrescentando que ainda “não foi possível determinar” o número de adeptos envolvidos nos distúrbios.
“O que a PSP está a fazer é, após esse tipo de situação, tentar monitorizar os comportamentos deles [dos adeptos croatas] de forma a prevenir eventuais situações como essas”, acrescentou.
Vídeos publicados nas redes sociais dão conta de tochas arremessadas para o espaço público e contra edifícios na rua Alfredo Guimarães, entre a praça da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, ouvindo-se sons de vidros a partir. Em fotografias também publicadas veem-se esplanadas danificadas.
Guimarães pic.twitter.com/rqKZcS3KWi
— Calçada (@AndreFerreiira3) August 9, 2022
Na terça-feira, véspera do duelo entre Vitória SC e Hajduk, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, uma das pessoas na praça da Oliveira às 22:30, Paulo César Gonçalves, disse à Lusa que começou a ver “pessoas descansadas nas esplanadas” a correrem e depois um grupo de pessoas com “adereços e cachecóis na cara”, de cores azuis, vermelhas e brancas, com “cadeiras na mão e tochas”.
Guerra em Guimarães parte 1 pic.twitter.com/0PMSAQizQA
— BlueReddington🇺🇦 (@bluereddington) August 9, 2022
Guerra em Guimarães parte 2 pic.twitter.com/9SD8q5fM6c
— BlueReddington🇺🇦 (@bluereddington) August 9, 2022
“Atiraram-nas e lançaram tudo o que tinham à mão, mas sem entrarem em confronto físico, como a marcarem posição. Depois correram na direção do Museu de Alberto Sampaio [para sul] e passado pouco tempo voltaram. Correram pela rua da Rainha [para oeste]”, descreveu.
Está boa a festa em Guimarães pic.twitter.com/Yl8xndqFwR
— Rui 🇺🇦 (@rsantos50) August 9, 2022
O cidadão disse ainda que alguns dos proprietários de estabelecimentos naquela área ligaram à PSP, sem obterem qualquer resposta.
Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória SC recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.