PSP de Braga avisa que vai estar atenta ao Enterro da Gata (e deixa conselhos)

Festa académica começa no sábado
Psp de braga avisa que vai estar atenta ao enterro da gata (e deixa conselhos)

A PSP de Braga avisou hoje que vai estar atenta ao Enterro da Gata, a festa dos estudantes da Universidade do Minho, que começa no próximo sábado e se prolonga até ao dia 13 de maio, no Altice Forum.

Em comunicado enviado a O MINHO, o Comando Distrital da PSP Braga adianta que “vai dar uma atenção especial às zonas em que decorrerão os principais eventos da academia bracarense, com especial incidência para a zona envolvente ao Altice Forum, de modo a tentar impedir que sejam cometidos ilícitos, garantindo assim a segurança de todos”.

Para que “os festejos sejam vividos num clima de maior segurança”, a PSP apela aos estudantes que privilegiem a deslocação nos autocarros especialmente fretados pelo promotor do evento; não aceitem boleias de desconhecidos, nem de quem esteja sob a influência de álcool ou de estupefaciente; sempre que possível desloquem-se em grupo e não deixem nenhum amigo para trás; não aceitem bebidas de pessoas que não conheçam e nunca percam de vista os seus copos; moderem o consumo de bebidas alcoólicas para garantir que não serão vítimas fáceis de crimes; caso algo anormal aconteça, mantenham a calma, tentem memorizar o maior número de coisas e contactem as autoridades.

Três anos depois, as Monumentais Festas do Enterro da Gata 2022 estão de volta com nomes sonantes da música nacional, entre os quais os minhotos Quim Barreiros e Chico da Tina.

Dois anos de pandemia afastaram os moldes habituais desta festa académica que, refere a organização, “não quer outra vez arroz”, e propôs-se a lembrar alguns dos temas que afetam a comunidade estudantil, afirmando que a “Gata está desgostosa”.

O “recorrente adiamento de medidas que se assumem como urgentes, como o reforço do alojamento estudantil, a redução e consequente fim das propinas e a abolição das taxas e emolumentos” são algumas das inquietações que a “Gata” traz para este “enterro”.

Mas outros temas, como a igualdade de género ou os “abusos nos estágios não remunerados”, ou a guerra na Ucrânia também são trazidos à lembrança.

Entre os nomes mais sonantes do cartaz para a edição de 2022 estão dois minhotos: Quim Barreiros, notável músico de Vila Praia de Âncora que atua no dia 11, e Chico da Tina, trapstar do Alto Minho, natural de Viana do Castelo, que sobe ao palco em 09 de maio. ProfJam abre as cerimónias no dia 07, cabendo o encerramento a Diogo Piçarra, no dia 13.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Peregrina atropelada por ciclista em esposende

Peregrina atropelada por ciclista em Esposende

Próximo Artigo
Zelensky lança campanha mundial para levantar fundos para ajudar a ucrânia

Zelensky lança campanha mundial para levantar fundos para ajudar a Ucrânia

Artigos Relacionados