Decorreu na segunda-feira a tomada de Posse dos Órgãos Federativos do Partido Socialista para o biénio 2024/2026, com o presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, a assumir oficialmente a presidência da Federação Socialistas de Braga.
Recorde-se que o socialista venceu, há cerca de um mês, as eleições para a Federação Distrital de Braga do PS, com 4.257 votos, contra os 2.769 do outro candidato, Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas (Caldas das Taipas).
Victor Hugo Salgado ganhou em 10 das 14 concelhias, designadamente Braga, Guimarães, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Vizela, Terras de Bouro, Amares, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde.
Luís Soares venceu em Barcelos, Cabeceiras de Basto, Fafe e Celorico de Basto.
Apoiante de Pedro Nuno Santos nas eleições internas do PS nacional, Victor Hugo Salgado aponta baterias para as eleições autárquicas de 2025, em que quer ver o PS novamente a liderar o distrito de Braga.
“Este já foi um dos distritos mais rosa do país, mas nos últimos anos tem havido uma inversão significativa, tendo o PS perdido grandes câmaras, como Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão. E esta é uma tendência que queremos agora reverter”, referiu, aquando da sua vitória interna.
Neste mandato, o PSD lidera as câmaras de Braga, Vila Nova de Famalicão, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Celorico de Basto, Esposende e Barcelos.
O PS, por sua vez, governa em Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Vizela e Póvoa de Lanhoso.
A Federação de Braga do PS foi liderada nos últimos dois anos por Frederico Castro, presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso.