Seguir o O MINHO

Legislativas 2022

PS diz que Governo investiu 315 milhões no setor agrícola e vitivinícola de Braga

Eleições legislativas

em

Foto: DR

Os candidatos do PS pelo círculo eleitoral de Braga afirmaram hoje que o Governo liderado por António Costa investiu cerca de 315 milhões de euros no setor agrícola e vitivinícola do distrito de Braga, ao longo dos últimos seis anos.

Em comunicado enviado à imprensa, os socialistas aponta investimento de 84 milhões na exploração agrícola e para a transformação e comercialização de produtos agrícolas, “o que permitiu alavancar mais de 148 milhões de investimento no setor agrícola”.

Dizem ainda que o Governo de António Costa “apoiou o rendimento dos agricultores do distrito de Braga com 205 milhões, “permitindo assegurar previsibilidade na vida dos agricultores”.

Destacam que “este investimento foi feito via pagamentos diretos permitindo a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e ainda através de medidas agroambientais”.

Apoios à destilação de crise, armazenamento de crise, reestruturação e reconversão da vinha e promoção e seguros de colheita colheram apoios de 16,5 milhões, assinala a mesma nota.

Para projetos de regadio, no âmbito do Programa Nacional de Regadios, Regadio Tradicional, Estudos e Projetos, diz o PS que foram investidos 10 milhões no distrito.

Já em 2022, o pagamento ao Regime da Pequena Agricultura subirá para os 1.000 euros, notam, acrescentando que, em 2015, eram 600 euros.

Afirmam ainda que o apoio redistributivo subirá para os 120 euros nos primeiros 10 hectares, e que a “continuidade destes regimes de apoio no período 2023/2027 está assegurada com uma dotação previsional global de 668 milhões”.

As eleições legislativas estão marcadas para o próximo domingo.

Populares