O Conselho Estratégico da InvestBraga esteve esta terça-feira reunido, no edifício da Startup Braga, para apresentação dos novos membros do Conselho Estratégico, e fazer o ponto de situação do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026 e também a discussão dos projetos , nomeadamente, o novo Parque de Exposições de Braga (PEB) e o Innovation Arena.
O organismo adiantou hoje que este foi o primeiro encontro de 2018, que contou com a presença do presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
O Innovation Arena, que terá envolvimento de empresas e investidores privados e ficará situado junto ao pólo de Braga da Universidade do Minho, pode vir a criar cerca de cinco mil postos de trabalho qualificados”, Carlos Oliveira afirmou recentemente que “o Innovation Arena é a criação e a dinamização de um sistema de base tecnológica baseada no conhecimento e que pretendemos que seja uma referência nacional e internacional. Que possa ser uma área colaborativa e inovadora, especializando-se em áreas que os investidores bem entendam. Um centro de negócios e que possa ser âncora de empresas que precisam de recursos humanos para inovar”.
A estrutura deve ser criada nos próximos quatro anos, pretendendo-se que envolva toda a sociedade, desde a Universidade do Minho, ao INL e ao meio empresarial, além do Município e da InvestBraga.
Órgão de acompanhamento
O Conselho Estratégico da InvestBraga é o órgão de discussão e aconselhamento estratégico e tem como membros institucionais a AICEP; o IAPMEI; a Universidade do Minho; o IEFP, a AIMinho e a Associação Comercial de Braga. O Conselho Estratégico é ainda composto por três personalidades: José Teixeira; CEO do grupo DST; António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho, e ainda Lars Montelius, diretor geral do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia).
Tem como principal missão a de reforçar a competitividade das atividades económicas de Braga e atrair investimento, para estimular o crescimento económico da região. Ao mesmo tempo, este fórum quer “colocar Braga no radar nacional e internacional, trazendo iniciativas para o concelho e promover a participação da cidade em ações além-fronteiras. É também missão do Conselho Estratégico da InvestBraga contribuir para a concretização dos projetos no âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026.