A Câmara de Caminha e a Escola Superior de Saúde (ESSE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estão a elaborar um diagnóstico de proximidade no domínio da demência, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado à imprensa, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o diagnóstico está a ser elaborado no âmbito do projeto “Alto Minho + Inclusivo – No Caminho da Inclusão”, cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através de uma candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Pretende-se com este estudo “avaliar a prevalência da demência na população maior de 65 anos e residente no concelho de Caminha, bem como o perfil sociodemográfico dos casos identificados. Pretende também mapear as respostas e recursos existentes no território, bem como as ameaças e dificuldades sentidas”.
A equipa de investigadores da ESSE do IPVC é coordenada pela professora doutora Carla Faria e contará com a participação dos técnicos do Município.