Projeto “revolucionário” de mobilidade em Braga destacado em portal europeu

Imagem: Urban Mobility Explained

O projeto “Eu já passo aqui”, do Município de Braga, foi destacado no canal de YouTube do “Urban Mobility Explained”, programa cofundado pela União Europeia que dá visibilidade a boas práticas de mobilidade.

O vídeo, publicado no canal com mais de 20 mil subscritores, explica as transformações que a cidade está a viver para se tornar mais inclusiva, nomeadamente ser mais acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

“Braga está a passar por um projeto revolucionário de mobilidade, ‘Eu Já Passo Aqui’, focado em tornar a cidade acessível a todos através do alargamento de passeios, eliminação de barreiras arquitetónicas ou criação de passadeiras elevadas”, lê-se na descrição do vídeo publicado na terça-feira.

Com entrevistas a Filipe Azevedo, da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), e a Olga Pereira, vereadora da Câmara de Braga, é dado enfoque às mudanças no espaço público.

Márcia Silva, investigadora em mobilidade urbana, diz que falar de mobilidade é “muito mais” do que “facilitar a vida ao automóvel”.

“As pessoas ainda não estão habituadas a ouvir falar de mobilidade para todos, para crianças, idosos, jovens, para todos. E é isso que a cidade [de Braga] se está a transformar”, referiu a especialista, em entrevista ao canal europeu.

Já Filipe Azevedo, dirigente da ACAPO, sublinha que a “acessibilidade não é um favor, é um direito”.

O projeto “Eu já passo aqui” tem como grande destaque a profunda requalificação da Avenida da Liberdade, para além de outros arruamentos da cidade.

O projeto “Eu já passo aqui” nasceu após serem identificadas diversas barreiras arquitetónicas através de uma proposta do Orçamento Participativo – “Eu não passo aqui”, sendo depois lançadas várias obras pela cidade.

O “Urban Mobility Explained” é um projeto cofundado pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia, da União Europeia. Para além da comunicação através do YouTube, a plataforma foca-se na realização de cursos dedicados à mobilidade suave.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Euromilhões: Português acerta em quatro números e duas estrelas (e ‘só’ ganha 2.500 euros)

Próximo Artigo

Esgoto transbordou em rua de Viana do Castelo: "Cheiro horrível"

Artigos Relacionados
x