Projeto do Politécnico de Viana ganha prémio europeu

Projeto envolveu cerca de 70 empresas
Projeto do politécnico de viana ganha prémio europeu
Foto: O MINHO/Arquivo

O projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Peneda-Gerês CompetiTUR foi galardoado na sessão nacional dos European Enterprise Awards 2019.

Carla Rodrigues, da ADERE-PG, questionava na apresentação do projeto: “Afinal o que é que nós somos ou queremos ser (oferta-produto)? Como é que queremos que os outros nos reconheçam (posicionamento) e como é que nos distinguimos dos outros (diferenciação)?”.

Ao longo de 28 meses, o projeto envolveu mais de 70 empresas do setor do alojamento, da restauração, animação turística, informação turística, transporte e viagens. Foram dinamizados 25 workshops para as empresas do setor do turismo, numa estratégia de cooperação/ competição empresarial, focada na qualificação e promoção da rede de oferta turística “walk friendly”, abrindo portas para a estruturação do “walking” como um produto de excelência no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Norte de Portugal.

Um projeto que teve a duração de dois anos num investimento de 452 mil euros, apoiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – FEDER – Portugal 2020 – NORTE 2020.

O projeto resulta de uma parceria entre a ESDL/IPVC (Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), a ACIBTM/INCUBO (Associação Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho/ Incubadora de Iniciativas empresariais Inovadoras) e a ADERE-PG (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês), enquanto promotor líder.

A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, detentora de conhecimento técnico especializado na área do desporto e atividades de ar livre, foi responsável pela elaboração da matriz de qualidade para o turismo ativo (que integra também o Referencial de qualidade para atividades e serviços de turismo de natureza no Parque nacional da Peneda-Gerês), colaborando com a ADERE-PG nas sessões de trabalho com as empresas e na avaliação e diagnóstico das empresas do setor da animação turística.

Com o trabalho desenvolvido, as empresas locais passaram a ter acesso a um referencial que compara as normas e boas práticas do setor a nível internacional, sendo um facilitador para as empresas que querem qualificar-se em mercados específicos.

“Um papel de elevada importância”, sublinha Joel Pereira, professor da ESDL e coordenador do projeto ao nível do IPVC considerando que “com o Referencial de Qualidade desenvolvido e agora mais capacitados e inspirados na estratégia de desenvolvimento, as empresas estão aptas a assumir o seu papel na rede de apoio ao produto walking.” 

Este referencial é a matriz de identidade e de posicionamento da futura rede de oferta de apoio à Grande Rota Peneda-Gerês. Esta Grande Rota (GR), com cerca de 200 km de extensão, irá atravessar todo o território do Parque Nacional, percorrendo mais de 40 lugares, onde se concentra a oferta de atividades e serviços turísticos. Esta GR vai precisar do apoio de uma rede de oferta turística bem estruturada, qualificada e diversificada e vai, certamente, potenciar um conjunto de novos negócios, relacionados com a necessidade de transferes, transporte de bagagens, preparação de pack-lunche, gestão de reservas, marketing e comunicação e e-comerce.

Carla Rodrigues, da ADERE-PG, salienta que “este projeto pretendeu dinamizar o espírito de cooperação empresarial, tendo sido para o efeito realizada uma ação de itinerância pelas empresas dos cinco municípios do território, onde as empresas visitaram a “casa” dos seus parceiros (e não concorrentes), para aprofundar o conhecimento, a relação de confiança e potenciar as parcerias”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Circulação ferroviária na linha do norte reaberta de forma condicionada

Circulação ferroviária na Linha do Norte reaberta de forma condicionada

Próximo Artigo
Hugo soares fora das listas? "a ser verdade, pode haver necessidade de explicações convincentes"

Hugo Soares fora das listas? "A ser verdade, pode haver necessidade de explicações convincentes"

Artigos Relacionados