O presidente da concelhia de Braga do PSD, Hugo Soares, deverá ficar fora das listas de deputados nas próximas eleições legislativas. A notícia é avançada, esta quinta-feira, pelo jornal i que avança o nome do vice-Presidente da Câmara, Firmino Marques, como a escolha de Rui Rio.
Recorde-se que os nomes escolhidos pela concelhia de Braga, por proposta do Presidente do Município, Ricardo Rio, foram Hugo Soares e João Granja e os dois não deverão integrar as listas. A possível indicação de Firmino Marques, apanhou de surpresa os sociais democratas bracarenses.
Ainda segundo a mesma publicação, Marques, caso aceite, deverá ser o número dois da lista logo a seguir a André Coelho Lima. No entanto, não é certo que o vice-presidente aceite o repto do líder do partido. Os dois nomes foram aprovados pelos 18 nomes da concelhia e ratificados pela distrital.
Se tal acontecer, Firmino Marques tem que abandonar o executivo municipal já que um dos critérios definidos diz que “se deve evitar a escolha de pessoas de cargos políticos executivos de eleição em acumulação”. Nesse caso, seria Olga Pereira, atual chefe de Gabinete de Ricardo Rio a subir ao lugar de vereadora.
Hugo Soares, um dos críticos da actual liderança e sempre nas barricadas opostas a Rui Rio, sai da lista mas o processo não deve ser nada pacífico e a contestação na concelhia de Braga à liderança nacional pode aumentar de tom.
Na próxima semana está prevista uma nova reunião entre a distrital e a direcção do partido, esperando-se a clarificação das situações que estão pendentes. João Granja, um dos nomes indicados, reagiu ao i com incredulidade perante o cenário apresentado: “estou completamente surpreendido com essa notícia. Não quero acreditar que esse convite seja real”.
A reunião da próxima semana poderá ser quente e aumentar o tom das críticas e da crispação entre a concelhia de Braga e a direcção de Rui Rio.
“A ser verdade, poderá haver necessidade de explicações convincentes por parte de Rio”, referiu a O MINHO um elemento ligado ao partido no distrito.