Seguir o O MINHO

Braga

Projeto da UMinho cria robot ‘personal trainer’ para idosos

Investigadores portugueses e espanhóis.

em

Um grupo de investigadores portugueses e espanhóis desenvolveram um “personal trainer’ robotizado para idosos capaz de “definir planos de exercícios personalizados” e de “alerta para eventuais problemas de saúde”, anunciou hoje a Universidade do Minho (UMinho).


Em comunicado enviado à Lusa, a UMinho, que participou na invenção do “Pharos”, nome dado àquele “amigo interativo”, explica que o robot “pretende promover o envelhecimento ativo da população e combater a solidão”.

Desenvolvido em conjunto com a Politécnica de Valência e de Alicante (Espanha), o “Pharos” pode “tornar-se um assistente virtual, amigável e de fácil utilização, ajudando os seniores a manterem uma vida mais saudável”.

O “Pharos”, um “modelo humanoide fabricado no Japão”, funciona “graças a um sistema” criado por Ângelo Costa e Paulo Novais, do Synthetic Intelligence Lab do Centro Algoritmi da UMinho, que permite ao robot “avaliar o estado físico dos idosos para depois recomendar as atividades mais adequadas”.

Segundo o texto, um dos módulos do ‘software’ concebido na UMinho” integra um mecanismo de apoio à decisão, baseado no estado de saúde e no perfil do utilizador, que permite ao robô construir um plano de exercícios personalizado e ajustável consoante as necessidades”.

A academia minhota explana que “há ainda outro módulo que, recorrendo à inteligência artificial, possibilita a avaliação do rendimento, a identificação de eventuais problemas de saúde e a confirmação de que os exercícios estão a ser feitos de forma apropriada”.

O estado de saúde dos idosos é avaliado recorrendo a dois processos: “É verificado numa primeira fase se a capacidade de movimento se situa dentro dos limites de modelos genéricos, de acordo com a idade, sendo depois avaliado no histórico de cada utilizador se há manifestamente uma degradação linear das capacidades físicas”, descreve o comunicado.

“Um baixo rendimento nos exercícios pode revelar problemas subjacentes que seriam impossíveis de detetar de outra forma. Esta técnica de inteligência artificial é inovadora porque utiliza apenas as câmaras presentes no robô para a deteção dos movimentos”, explica no comunicado o investigador Ângelo Costa.

A informação é comunicada verbalmente e fisicamente pelo “Pharos”, através de movimentos de braços, cabeça e torso, e aparece também num ecrã integrado que permite uma interação mais direta com o utilizador.

O “Pharos” mede 1.2 metros e pesa 28 quilos, tendo um “aspeto amigável” que ajuda a adoção e o uso por parte dos idosos.

A Uminho lembra dados revelados pela ONU que apontam que a população europeia com mais de 60 anos é de 13%, prevendo-se que esta ultrapasse os 25% em 2050.

“Os serviços de apoio a estas pessoas, como cuidadores e residências, não vão conseguir acompanhar esta subida, fazendo com que cada vez mais idosos fiquem desamparados em casa”, alerta o professor Paulo Novais.

“Apesar do esforço realizado por várias entidades para colmatar este problema social, a UMinho coloca-se com este projeto na dianteira em termos de desenvolvimento de robôs assistentes para pessoas idosas”, realçam os cientistas.

Anúncio

Braga

BE questiona governo sobre descargas no rio Este em Braga e critica “inação” da Câmara

Poluição

em

Foto: DR

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre as descargas poluentes no rio Este e critica a Câmara de Braga por inação na resolução do problema.

Os deputados bloquistas eleitos pelo círculo de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, entregaram duas perguntas na Assembleia da República onde denunciam mais três descargas poluentes no rio Este, em Braga.

Nos documentos enviados ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática e à Câmara Municipal de Braga, os deputados referem que “o rio Este foi alvo de novas descargas poluentes no dia 9 de outubro em vários dos seus troços que atravessam o concelho de Braga”, que “também no dia 6 de outubro as águas denotavam uma coloração avermelhada junto à Ponte Pedrinha” e que “no dia 7 de outubro, o rio apresentava uma cor esbranquiçada em vários troços, indicando a existência de diversos focos poluidores”.

Os deputados acusam ainda a Câmara de Braga de anúncios de “intenções sem qualquer resultado visível”. “A Câmara tem responsabilidades não só na falta de articulação com as entidades competentes na busca de soluções reais para as descargas ilegais, como é a própria Câmara Municipal um agente poluidor do rio Este”, criticam.

“O Bloco de Esquerda considera inadmissível que após tantos anos e tantos anúncios de soluções para o rio Este apresentados pela Câmara Municipal de Braga, as descargas ilegais persistam. A inação do Município de Braga e das entidades competentes põe em perigo a biodiversidade do rio e a saúde pública. É urgente apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei. Sobretudo, é necessário eliminar os focos poluentes, proceder à despoluição das massas de água e recuperar plenamente a biodiversidade do rio Este. Os habitantes de Braga têm pleno direito a usufruir de um rio limpo, biodiverso e aprazível”, defende o BE.

O partido quer saber se a Agência Portuguesa do Ambiente tem monitorizado o estado ecológico e químico das massas de água e se o Governo tem articulado com o Município de Braga medidas e ações concretas para erradicar as recorrentes descargas ilegais poluentes no rio Este.

Da parte do executivo camarário, o Bloco quer conhecer o estado de implementação em que se encontra o programa de monitorização do rio e qual é a composição da equipa anunciada pela Vereação do Ambiente do Município de Braga para cadastrar e monitorizar os pontos de acesso ao rio Este.

Continuar a ler

Braga

Braga: PJ deteve suspeito de cinco crimes de violação em contexto familiar

Crime

em

Foto: Ilustrativa / PJ

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem de 46 anos suspeito da prática de, pelo menos, cinco crimes de violação em contexto familiar, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a PJ acrescenta que os crimes começaram em junho de 2020 e prolongaram-se até inícios de outubro, tendo ocorrido em contexto familiar, sobre uma vítima do sexo feminino, na zona de Braga e concelhos limítrofes.

O detido vai ser presente à autoridade judiciária para aplicação das respetivas medidas de coação.

Continuar a ler

Braga

Colisão provoca dois feridos em Braga

Acidente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Uma colisão entre dois automóveis, ao início da manhã desta quinta-feira, provocou dois feridos no Parque Industrial de Adaúfe, em Braga.

As vítimas, trabalhadores de duas empresas e únicos ocupantes das viaturas, foram considerados feridos ligeiros, segundo avaliação no local do acidente.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os Bombeiros Sapadores de Braga imobilizaram, estabilizaram e transportaram os dois feridos, únicos ocupantes das viaturas, para o Hospital de Braga

Os Bombeiros Sapadores de Braga prestaram socorro com 10 operacionais apoiados por quatro viaturas.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares