João Teixeira, designer e ex-aluno e atual docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), marcou presença na 8.ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID) e atraiu holofotes para a sua peça “Secretária Piano”, uma solução ergonómica orientada para as novas necessidades do trabalho remoto e do teletrabalho.
A peça do designer de 32 anos inspira-se no stand metálico usado pelos pianistas para apoiarem as partituras e cria uma peça pensada para as novas necessidades do trabalho remoto e do teletrabalho.
Em comunicado, o IPVC sublinha que a a peça de João Teixeira já esteve em destaque “nas mais influentes revistas de design do mundo”.
O foco está, diz João Teixeira, na maximização da produtividade, criatividade e concentração através de uma solução simples, mas sofisticada, que consiste num stand metálico inspirado na forma como os pianistas apoiam as partituras.
Este elemento-chave, acrescenta, permite ao utilizador beneficiar de “métodos de trabalho mais inteligentes e estimulantes”, na medida em que possibilita que livros ou documentos possam ser colocados em modo vertical no stand e sejam utilizados como ferramentas de trabalho.
A par de tudo isto, garante o designer de 32 anos, a “Secretária piano” oferece ainda “um design bastante único e caracteriza-se pela sua linguagem leve e jovem”.
A Bienal Ibero-Americana de Design é organizada pela Fundación Diseño Madrid e acontece a cada dois anos na Central de Diseño de Matadero, em Madrid, Espanha.
Trata-se de um centro de criação contemporânea, promovido pela Área Governamental da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Madrid. Figura-se como “o marco mais importante do design contemporâneo ibero-americano”, o que confere “prestígio, notoriedade e visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo, natural de Felgueiras”, refere a instituição de ensino.
A presença na BID permite aos participantes receberem ainda o “Selo BID”, marca de qualidade e padrão de excelência. A mostra acarreta mais duas vantagens: “aproxima o público da disciplina de design e facilita a relação entre profissionais, empresas, indústria e academia”.
João Teixeira recorda o papel fundamental da sua formação superior tirada no IPVC
Refira-se que a “Secretária piano” tinha já conquistado o “iF Design Award 2022”, um dos mais importantes e prestigiados selos de qualidade no mundo do design.
João Teixeira fez todo o percurso académico no Politécnico de Viana do Castelo, onde hoje exerce funções de docente na licenciatura em Design de Ambientes. Licenciou-se em Design do Produto e tirou mestrado em Design Integrado, em parceria com a Corticeira Amorim, e garante que os prémios recebidos são, em grande medida, resultado “da forma de abordagem única dos projetos e dos conceitos durante a licenciatura e o mestrado”.
Durante o seu percurso, o designer já foi premiado também pelo “A’Design Award” (2021), com os projetos – “Secretária piano” e “Secretária Shelter” – a serem expostos na “Fórmobile” (São Paulo, Brasil), “iF Design Center” (Chengdu, China) e “Esprit Meuble” (Paris, França). Os produtos têm ainda merecido destaque nas mais influentes revistas internacionais de Design, como as Designboom, Design Milk, Yanko Design ou Design Wanted.