Professor de Melgaço entre os dois melhores na computação académica do Brasil

Tem mais de 15 mil citações cientificas

Joel Rodrigues, com raízes em Vila, no concelho de Melgaço, conquistou o segundo lugar no ranking universitário de Ciência da Computação e Elétrica/Eletrônica do Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí, o prémio foi publicado pelo site Guide2Research, um dos principais portais de pesquisa na área, que fornece dados confiáveis sobre contribuições científicas desde 2014.

Numa nota divulgada pela universidade daquele estado do nordeste brasileiro, é referido que o índice do melgacense é igual ao que se classificou em primeiro lugar, ficando em segundo devido ao número de publicações ser menor. Joel Rodrigues tem mais de 15 mil citações em artigos científicos.

Para a classificação, foram examinados mais de seis mil perfis de cientistas da computação no Google Scholar (ferramenta de pesquisa de trabalhos acadêmicos no Google) e no DBLP (Digital Bibliography & Library Project, repositório bibliográfico de ciência da computação, hospedado na Alemanha).

“Sinto-me honrado com este reconhecimento internacional, fruto de um trabalho de muitos anos, dedicado à ciência e tecnologia, e grato por tantas pessoas (estudantes e colegas pesquisadores) que me deram o privilégio de trabalhar comigo”, refere Joel.

“O fato de a UFPI aparecer no quinto lugar entre universidades brasileiras, sendo também a única da Região Nordeste (Norte e Centro-Oeste), me deixa satisfeito por colocarmos nossa UFPI nessa prestigiada publicação de reconhecimento de mérito científico internacional e poder contribuir para sua projeção nacional e internacional”, finalizou o professor minhoto.

A posição no ranking é baseada na soma dos valores do “índice H” (que quantifica a produtividade e o impacto de cientistas, a partir dos seus artigos mais citados) de todos os principais pesquisadores da computação afiliados a uma determinada universidade. Para ser considerado como um cientista líder, o índice H é 40, desde que a maioria das publicações esteja na área de Ciência da Computação e indexada no DBLP.

Com índice H 59 e mais de 15 mil citações, o professor Joel Rodrigues é o único pesquisador ligado a universidades do Nordeste a aparecer no ranking, que inclui 23 cientistas.

Joel Rodrigues recebeu o título de Agregado (livre docência) em Engenharia Informática pela Universidade da Beira Interior, a Habilitation (livre docência) em informática pela Universidade da Alta Alsácia, França. É doutorado em Engenharia Informática e grau de mestre em Gestão pela Universidade da Beira Interior. Graduação em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, Portugal.

É Bolsista de Produtividade do CNPq, fundador e líder do Grupo de Pesquisa Next Generation Networks and Applications (CNPq), IEEE Distinguished Lecturer [2018-2021], representante da IEEE Communications Society no IEEE Biometrics Council, e Presidente do Conselho Científico e Técnológico do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã – ParkUrbis, Covilhã, Portugal.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

São estas as 66 escolas do Minho que vão ficar sem amianto

Próximo Artigo

Empresas em 'lay-off' tradicional disparam em maio

Artigos Relacionados
x