Seguir o O MINHO

Braga

Professor da UMinho eleito vice-presidente do partido Aliança

Política

em

Foto: DR

Ricardo Ribeiro, de Braga, foi eleito vice-presidente do partido Aliança, nas eleições que resultaram num novo líder que sucede a Pedro Santana Lopes.


O professor na Universidade do Minho, de 53 anos, ocupa atualmente o cargo de presidente da comissão política distrital de Braga do partido liberal.

Para a Direção Política Nacional foram também eleitos Manuel Azevedo e Nuno Durval, todos do distrito de Braga, assim como José Carlos Vieira, eleito para o Senado.

“Este Congresso marca naturalmente o início de uma nova etapa da partido”, disse Ricardo
Ribeiro, apontando “um novo entusiasmo, renovação dos quadros e clarificação de ideias”.

“Ficou muito claro neste congresso que o primado da vida e da dignidade das pessoas é uma característica identificadora deste partido, assim como os diversos aspectos da liberdade: económica, de expressão, de ensino, de pensamento e de religião”.

“Estes princípios são a principal distinção relativamente aos outros partidos”, afirmou, acrescentando que o partido contará sempre com o apoio do fundador Pedro Santana Lopes.

Anúncio

Braga

Festival Semibreve acontece no fim de semana em Braga “à prova de pandemia”

Cultura

em

Foto: DR

O Festival Semibreve, em Braga, dedicado à música eletrónica e arte sonora, marcado para o próximo fim de semana, tem uma programação “à prova de pandemia”, com obras sonoras, performances e debates apenas ‘online’.

“Seria praticamente impossível fazer o Semibreve na mesma lógica [das edições anteriores], pelo que optámos por uma reorganização total do programa, que foi desenhado do zero”, explicou à Lusa o diretor artístico do festival, Luís Fernandes.

O que estava preparado para este ano foi adiado para outubro de 2021, tendo sido feito um programa “que parte da ideia de reclusão, de confinamento”, tendo o Mosteiro de Tibães como “elemento central” onde estarão colocadas obras sonoras e onde foram gravadas performances dos artistas convidados.

Luís Fernandes explica que o festival encomendou obras sonoras inéditas a sete artistas, entre os quais Jim O’Rourke, Beatriz Ferreyra, Ana da Silva e Tyondai Braxton, que estarão instaladas no mosteiro e virtualmente acessíveis em ‘streaming’ no ‘site’ do Semibreve.

Também ‘online’ serão exibidas, apenas nos dois dias do festival, performances previamente gravadas de cinco artistas convidados pelo Semibreve, fruto de residências artísticas em Braga: Pedro Maia, Klara Lewis, Laurel Halo, Nik Void e Oliver Coates.

“Não tivemos nenhuma recusa de nenhum dos artistas convidados. Percebemos que houve um apreço pelo facto de não termos desistido do festival e um fascínio imediato pelo contexto do mosteiro”, explicou Luís Fernandes.

O Semibreve contará ainda com um programa de conversas que versam sobre a criação contemporânea nas áreas da música eletrónica, experimental e arte sonora.

Os artistas Chris Watson e David Toop, os curadores Nuno Crespo e Margarida Mendes, a investigadora Raquel Castro e o programador Pedro Santos são alguns dos convidados destas conversas.

Apesar de a programação se focar no ‘online’, Luís Fernandes explicou que as obras de arte sonora estarão dispersas pelos espaços do mosteiro e que poderão ser visitáveis no fim de semana, para quem comprar bilhete para visitar aquele edifício.

Continuar a ler

Braga

Vila Verde investe 150 mil euros em campo de futebol

Obras públicas

em

Foto: Divulgação / CM Vila Verde

A câmara de Vila Verde vai investir 150 mil euros na requalificação do campo de futebol de Turiz para “melhoria das condições da prática de desporto”, através da colocação de piso de relva sintética, anunciou hoje a autarquia.

Na página oficial da rede social Facebook, aquela autarquia do distrito de Braga explica que o arrelvamento do campo de jogos existente “representa um importante impulso na criação de condições para que a população local, especialmente os mais jovens, possam ocupar os seus tempos livres de uma forma salutar”.

Segundo a autarquia, com esta obra a freguesia de Turiz “passa a contar com um equipamento desportivo renovado e adaptado às modernas exigências de uma prática desportiva potenciadora do bem-estar da população”.

“A aposta na melhoria dos equipamentos desportivos e a criação de cada vez melhores condições para que um número crescente de pessoas enverede por estilos de vida saudáveis, combatendo o sedentarismo com a regular prática de exercício físico, se reveste da maior importância para a elevação dos índices de qualidade de vida da população local”, refere no texto o presidente da autarquia António Vilela.

Continuar a ler

Braga

GNR apreendeu armas a suspeito de ameaças em Braga

Crime

em

Foto: Divulgação / GNR

A GNR apreendeu duas armas de fogo a um homem em Lamas, Braga, no âmbito de uma investigação de um caso de ameaça, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a GNR refere foram ainda apreendidas 43 munições.

Foto: GNR

O suspeito, um homem de 62 anos, foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

Continuar a ler

Populares