A cidade de Guimarães recebeu esta quinta-feira o primeiro autocarro 100% elétrico em Portugal, associado ao transporte regular de passageiros, no âmbito da concessão dos TUG – Transportes Urbanos de Guimarães.
O autocarro produzido em Portugal pela Caetano Bus, carateriza-se pela unidade motriz elétrica, sem recurso a qualquer motor auxiliar a combustão, e conjunto de baterias de apoio, que lhe permitem uma autonomia de 150 quilómetros. Esta premissa não dispensou outras valências, caraterísticas da generalidade do material circulante, como a tipologia ‘low floor’, ‘low entry’ ou o acesso para pessoas com mobilidade condicionada.
A apresentação decorreu na sede da Arriva Portugal – Norte, na freguesia de Pinheiro, tendo, posteriormente, sido feita uma apresentação pública do autocarro elétrico, com percurso pela Linha Cidade, antes da sessão pública, nos Paços do Concelho, que contou com as intervenções de Manuel Oliveira, Presidente da Arriva Portugal – Norte, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.
Para o regular funcionamento da viatura, a Câmara de Guimarães promoveu simultaneamente a instalação de um posto de carregamento rápido na Estação Central de Camionagem, equipamento que permitirá o funcionamento contínuo do autocarro elétrico diariamente. O posto de carregamento rápido tem na potência instalada, 150 kw, a sua principal particularidade, constituindo-se, à data, como um equipamento único no país.
“Sem ruído, sem emissões, sem combustíveis fósseis, a Linha Cidade dá o seu contributo na descarbonização e redução da pegada ecológica de Guimarães”, salienta a autarquia, numa nota enviada às redações.
O autocarro foi adquirido no âmbito de uma candidatura ao programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão Ambiental, pelo concessionário Transurbanos de Guimarães, Transporte de Passageiros, Lda, empresa detida pela ARRIVA Portugal, num investimento total de 508 mil euros, comparticipado em 200 mil.